Acessibilidade

Unaí abre a 13ª Conferência de Assistência Social, celebrando 20 anos do SUAS
Toggle Bar




Pin It

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) abriram, na tarde dessa quarta-feira (2/7), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Autoridades, gestores, conselheiros, profissionais do segmento, representantes dos usuários do SUAS (urbanos e rurais) e várias outras representações estiveram presentes no Salão Rural do Parque de Exposições para a abertura oficial do evento.

A conferência deste ano celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), “uma história marcada por luta, construção coletiva e resistência”. De acordo com o texto de abertura da conferência, o SUAS nasceu da mobilização social e da ousadia de um país que decidiu transformar a assistência social em direito, como dever constitucional do Estado.

Em Unaí, a transformação começou em 2005. De acordo com o texto, com um marco histórico: “a realização da 5ª Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi “Sistema Único de Assistência Social (SUAS): estratégias e metas para implantação e organização da gestão da política de assistência social”.

Nesta 13ª conferência, o tema central é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” será discutido em cinco eixos: 1) universalização do SUAS; 2) aperfeiçoamento contínuo do SUAS: 3) integração de benefícios e serviços socioassistenciais; 4) gestão democrática, informação e comunicação transparente; 5) sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

Abertura oficial

O prefeito Thiago Martins e o vice-prefeito, Célio Teodoro, compuseram a mesa juntamente com a presidente da Câmara Municipal, vereadora Dorinha Melgaço; o secretário Valdmix Silva (Semdesc); a secretária-adjunta, Suelimar Correa; a presidente do CMAS, assistente social Claudineia Ferreira de Souza e as diversas representações: assistente social Lucidalva Barreto (das trabalhadoras e trabalhadores do SUAS), Sebastiana de Sousa Coimbra “Tanika” (das entidades do SUAS), Meire dos Santos Ferreira Alves (usuários da cidade) e Reisana Costa dos Santos (usuários da zona rural).

Depois dos pronunciamentos dos componentes da mesa, a organização da conferência homenageou servidores aposentados (receberam placa de reconhecimento) que fazem parte desses 20 anos do SUAS Unaí: assistente social Severina Alda de Aguiar; motorista Osmar Santiago da Silva; motorista José Maria Pedro da Silva; serviços gerais Robertina Maria Ferreira; e economista Lúcio Altair de Sá. Homenagem especial ao motorista José Sirino de Paiva (desaparecido desde 2018). 

Panorama do SUAS Unaí

Após a abertura oficial, com o pronunciamento dos componentes da mesa e a entrega de placas de homenagens, a assistente social Luciene Moreira Assunção fez um panorama do SUAS em Unaí. Falou sobre a legislação municipal que instituiu o SUAS no município, explicou a política de proteção social e esquadrinhou cada equipamento, seus servidores e sua funcionalidade.

No quesito Proteção Social Básica, explicou o funcionamento dos três CRAS, do serviço de convivência, da rede cidadã, jovem aprendiz, dos prestadores de serviço CEM e Audecc, do Cadastro Único, do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Bolsa Família, do Auxílio Funeral e do Auxílio Passagem.


Sobre a Proteção Social Especial, enfatizou o trabalho do CREAS, Centro Dia e do Programa de Assistência aos Migrantes (PAM).


E na Proteção de Alta Complexidade, Luciene destacou os trabalhos da Casa Lar, da Residência Inclusiva, da Casa de Acolhida, do Abrigo Frei Anselmo e do programa Família Acolhedora. Destacou ainda o trabalho do Banco de Alimentos (estratégia que atende públicos do CRAS, CREAS e outros equipamentos da rede).

Depois de apresentar a rede SUAS Unaí, a assistente social fez uma avaliação das deliberações (10 propostas aprovadas) da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, ocorrida dois anos atrás, e sua real integração e efetivação no direcionamento das políticas. 

 

Palestra magna

O psicólogo e professor Leovane Gregório, que é vice-presidente do Conselho de Assistência Social do DF, foi o principal palestrante do dia. Durante sua fala, ele esquadrinhou o tema central da conferência, tomando como fio condutor os cinco eixos de discussão que vão nortear os trabalhos desta quinta-feira (3/7).

 

 13confsocial17
Plenária da 13ª Conferência no Salão Rural do Parque de Exposições

13confsocial01
Intérpretes de LIBRAS "traduziram" todo o evento para pessoas com deficiência auditiva 

13confsocial02

13confsocial03
Apresentação cultural (musical) de Luiza Fernandes Ribeiro, representando a APAE de Unaí 

13confsocial05
Os mais diversos segmentos sociais participaram da abertura da conferência

13confsocial06

13confsocial04
Reisana dos Santos, representante dos usuários da zona rural 

13confsocial07
Meire Alves, representante dos usuários da cidade

13confsocial08
Tanika representou as entidades do SUAS

13confsocial09
Lucidalva Barretos falou em nome dos profissionais do SUAS de Unaí

13confsocial10
Presidente do CMAS, Claudineia Ferreira fazendo uma abordagem do SUAS

13confsocial11
Secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Suelimar Correa

13confsocial12
Secretário de Desenvolvimento Social de Unaí, Valdmix Silva

13confsocial14
Vereadora Dorinha Melgaço, presidente da Câmara Municipal 

13confsocial15
Vice-prefeito Célio Teodoro

13confsocial16
Prefeito Thiago Martins

13confsocial13

13confsocial17
Plenária atenta aos pronunciamentos 

13confsocial18

13confsocial19
Mesa diretora dos trabalhos, com palestrante e membros do Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (à esq.)

 13confsocial20
Assistente social Luciene Moreira explicando o Panorama do SUS Unai

13confsocial21
A palestra magna ficou por conta do psicólogo e professor Leovane Gregório

13confsocial22




top