Acessibilidade

Vacina contra gripe: campanha termina em 15 de junho, e só idosos, puérperas e portadores de doenças crônicas bateram a meta em Unaí
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% de imunização de cada um dos grupos alvos da campanha: idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) e professores. Já os trabalhadores do sistema prisional, penitenciário e socioeducativo foram vacinados no local de trabalho. Com o prazo prorrogado, a campanha termina nesta sexta-feira, 15 de junho. A Secretaria de Saúde de Unaí recebeu 17 mil doses de vacina em 2018.

 

De acordo com números da Secretaria de Saúde, os percentuais registrados até agora são os seguintes: Idosos maiores de 60 anos (94%), puérperas (93%) e portadores de doenças crônicas (109% - procura além da estipulada) bateram a meta do ministério.

 

Abaixo da meta, porém, ficaram as crianças (81%), gestantes (70%), professores (78%) e trabalhadores da saúde (67%).

 

Os números que mais preocupam o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde são os que envolvem crianças e gestantes.

 

As crianças dependem de pai, mãe ou responsável legal para levá-las a uma unidade de saúde. Técnicos de epidemiologia lamentam a negligência dos responsáveis pelas crianças. No caso das gestantes, técnicos afirmam não entender o motivo que leva a gestante a não se vacinar.

 

Com relação aos professores, a Epidemiologia critica os números, pois durante muito tempo houve uma cobrança enérgica por parte dos professores para que a saúde tornasse a vacina disponível para a classe. "Agora que a vacina está disponível, eles não procuram".

 

Quanto aos trabalhadores da saúde (públicos e particulares), os percentuais de vacinação têm variado ao longo dos anos. Em algumas campanhas, a meta é atingida, em outras não. Em 2018, o número de profissionais imunizados está bem abaixo do esperado. Os técnicos da Epidemiologia não sabem precisar o motivo. Para melhorar o índice de imunização dos profissionais da saúde, uma busca ativa está sendo realizada especialmente entre os trabalhadores de hospitais (tanto no municipal, quanto nos particulares). 

 

gripvacc 0001

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top