Acessibilidade

Covid-19: Sesau pede que população não relaxe nas medidas de proteção
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

Usar máscara de proteção, manter o distanciamento social, higienizar as mãos com frequência e evitar aglomerações estão entre as medidas que a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, pede que a população mantenha ativas, para evitar novas ondas de infecção.

 

Os gráficos mostram que os números de casos confirmados entraram em queda a partir de agosto, o que levou parte da população a ter a falsa sensação de fim da pandemia ou de extinção do vírus. "Eu tenho a impressão de que as pessoas cansaram de ficar dentro de casa, de tomar os cuidados. Isso acende um sinal de alerta", explica Denise.

 

Ao acompanhar o gráfico com a evolução dos números, percebe-se, em parte, porque muitas pessoas relaxaram e se acomodaram, porém, a oscilação nos números chamam a atenção. O pico da infecção em Unaí se deu em agosto, quando foram registrados 255 casos numa única semana. Nesse auge da infecção, a Central Covid instalada no Hospital Municipal chegou a ter 27 pacientes internados.

 

Dois meses depois, portanto em meados de outubro, o número de casos confirmados em uma semana atingiu o menor índice de infecção: 28 casos. Porém, na semana seguinte, o número de infectados voltou a subir, atingindo 101 pacientes. Na última semana de outubro, queda para 68, mas na primeira semana de novembro, novo aumento: 89 casos.

 

A PANDEMIA NÃO ACABOU

 

"Como vimos, o vírus não sumiu, como muitos pensam. Continua circulando na cidade. Por isso, a necessidade de manter as medidas preventivas e de proteção. Sozinha, a Administração Municipal não dá conta, portanto, precisamos que a população faça sua parte e nos ajude a manter os números lá embaixo", ressaltou Denise, dizendo-se preocupada, porque aumentou muito o atendimento da Central Covid no Parque de Exposições: somente num dia da semana passada, foram atendidas cerca de 200 pessoas com sintomas.

 

Denise lembra que os decretos municipais com as variadas restrições e/ou proibições continuam em vigência e afirma que o município foi flexibilizando algumas medidas para adaptação à realidade (como abertura gradual do comércio e outros estabelecimentos), mas com restrições visando à prevenção e proteção da população. Em nenhum momento, houve o "liberou geral".

 

AS AÇÕES CONTINUAM

 

A Administração Municipal vem mantendo a política de enfrentamento ao novo coronavírus: continuam funcionando o teleatendimento médico (número de telefone para a pessoa relatar sintomas gripais e tirar dúvidas – 3677-4988), a Central de Atendimento no Parque de Exposições (para pessoas com sintomas gripais), a equipe volante (para acompanhamento dos casos em área sem cobertura de PSF) e a Central de internação (com leitos para covid no Hospital Municipal).

 

As coletas para testes de PCR seguem para Belo Horizonte todas as segundas, terças e quartas. Os resultados costumam chegar a Unaí às sextas-feiras.
Na manhã desta sexta-feira (20/11), dois pacientes (um de Unaí e outro de Buritis) ocupavam leitos de UTI no Hospital Santa Mônica. Na Central Covid do Hospital Municipal, um paciente se encontrava internado.

 

 covgraff 0001

 

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top