Acessibilidade

Fumacê entra em operação na manhã desta terça (18/12)
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

Atendendo a um pedido de Unaí, o Governo de Minas, por intermédio da Gerência Regional de Saúde (GRS), liberou o veiculo fumacê para iniciar a operação na cidade. O trabalho começa na manhã desta terça (18/12) e atende primeiramente os bairros Cachoeira, Divineia e Canabrava. A expectativa é que o fumacê permaneça em Unaí por pelo menos 60 dias.

 

Diante da cobrança da população para que o fumacê viesse o mais rapidamente possível para Unaí, a coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Saúde informa que cabe ao Governo do Estado avaliar o momento adequado e tecnicamente conveniente para liberação do veículo e do inseticida. Ambos são liberados pelo Estado. Adriane Araújo, coordenadora do setor, afirmou estar surpresa com a rápida liberação, porque normalmente isso ocorre em casos de epidemia de dengue.

 

O fumacê vai percorrer as ruas da cidade duas vezes ao dia: das 5h às 10h e das 16h às 21h. Adriane explica que esses horários são os mais propícios para o jateamento de inseticida, em razão de dois fatores: maior atividade do mosquito e horário de inversão térmica. "Com isso, tem-se um melhor aproveitamento do inseticida e consegue-se matar mais mosquitos". O fumacê passa num mesmo bairro por três vezes, com intervalos médios de cinco dias.

 

A permanência do fumacê na cidade pode demorar até 60 dias. O prazo vai depender das condições meteorológicas. Quando está chovendo, por exemplo, o fumacê não é utilizado, porque não faz efeito. Na chuva, o serviço para.

 

Cuidados

 

Porém, alguns cuidados e recomendações devem ser adotados no momento em que o veículo passar aplicando o inseticida: o morador deve abrir portas e janelas (e mantê-las abertas por duas horas após a aplicação); casas de muro alto devem ter as portas abertas, para o inseticida penetrar. "O inseticida só vai eliminar o mosquito que estiver voando. Se tiver mosquito dentro de uma residência toda fechada, ele não será atingido. E o inseticida não tem longo efeito residual, portanto de rápida duração, mas de grande eficácia no momento em que é aplicado".

 

Com relação aos cuidados: cobrir gaiolas de passarinhos, trocar a água dos animais domésticos depois que o fumacê passar e manter alimentos tampados durante a operação. Crianças, idosos e pessoas alérgicas devem manter distância do fumacê. E ninguém deve passar pela calçada no momento em que inseticida for jateado. Se, por acaso, alguém tiver alguma reação, procurar o serviço médico imediatamente.

 

Eliminar água parada

 

"Vamos precisar de muita ajuda da população, porque o fumacê vai eliminar o mosquito adulto que está voando. Mas se deixar água parada, a larva vai continuar dentro de casa. Esta não morre com o veneno", alerta Adriane, lembrando que em sete dias a larva vira outro mosquito, renovando o rápido ciclo, que só consegue ser quebrado com a eliminação dos criadouros (água parada).

 

fumacc 0001

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top