Acessibilidade

Blitz ecológica e recolhimento de lixo no Park Chácaras Areia (dia 16/8)
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

O aumento de chacreamentos no município acaba gerando um quantitativo maior de resíduos domésticos produzidos e que têm sido inadequadamente descartados pelas populações locais. Essa situação tem preocupado autoridades e técnicos do município, especialmente pela multiplicação de locais onde a população vem espalhando o “lixo” incorretamente. Com o objetivo de conscientizar moradores de chácaras sobre a forma correta de descartar os resíduos produzidos no meio rural, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semand) fará uma blitz ecológico-educativa na manhã deste sábado, 16/8, no Park Chácaras Areia.

A ação, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Associação dos Moradores do Park Areia, é a terceira do tipo desenvolvida este ano: a primeira foi nos entroncamentos das duas estradas (LMG-628 e BR-251) que dão acesso ao distrito de Santo Antonio do Boqueirão, e a segunda foi no acesso à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Unaí Baixo, locais onde habitualmente há descarte incorreto de resíduos por moradores de chácaras.

Quem passar pela blitz, entre 8h e 11h, será abordado por servidores da Semand, policiais ambientais e membros da associação dos moradores , para receberem orientação sobre como lidar com o lixo produzido nas chácaras e seu descarte correto; Receberá ainda impressos informativos e a “lixocar” (sacolinhas para carro).

“O intuito é levar a conscientização para essas pessoas de que jogar lixo na porta de sua casa, por onde a pessoa passa todos os dias, é inadequado. Porque cria ali um local que pode se tornar vetor de doenças (como a dengue), de impacto ambiental, de poluição”, explica o secretário Ciro Coelho (Meio Ambiente). “Também tem a questão visual. [O lixo espalhado] Passa a impressão de cidade desorganizada, descuidada, e não é isso que a gente quer”.

A Secretaria de Obras também estará no local, com uma caçamba, para recolher o lixo “da hora”. A expectativa é que a ação tenha um efeito pedagógico, segundo observa Ciro Coelho: “olhem, a gente está tirando o lixo, agora vocês tomem conta e cuidem desse local”.

Nesse primeiro momento da campanha, autoridades e técnicos vão promover o processo educativo e preventivo. Mas, num segundo momento, virá a cobrança. Porque, se a pessoa foi informada e continua jogando lixo em local inadequado, estará sujeita às penalidades que a legislação prevê, inclusive aplicação de multas pela autoridade competente.

 

parkareiaa01
Imagem extraída do Google Erth mostra região do Park Areia depois do aeroporto, já fora do perímetro urbano 

 

 

 

 

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top