Acessibilidade

Branquinho: “a Prefeitura não vai vender e nem doar lotes”
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

Em repúdio a uma ação de invasão de terrenos públicos do município nos bairros Mamoeiro e Santa Clara, o prefeito José Gomes Branquinho afirmou que a Prefeitura não possui programas para venda e doação de lotes. Segundo ele, no programa oficial de seu governo voltado para a habitação de interesse social, esses terrenos serão destinados à construção de casas populares para a parte da população mais necessitada. "No nosso programa, vamos entregar as casas construídas, prontas, e não doar ou vender lotes", frisou o prefeito.

Um grupo invadiu os terrenos da Prefeitura e espalhou pela cidade o boato de que o prefeito estaria doando os lotes. Segundo informações, quem "orientava" as pessoas portava mapas e cobrava pequenas taxas para a feitura de cadastro de interessados em obter os lotes. Era um "programa de invasão organizada", conforme entendimento da administração.

A Prefeitura, porém reagiu, os invasores foram notificados por fiscais municipais, e a Polícia Militar abriu um Boletim de Ocorrência (BO). O caso será investigado e, segundo o prefeito, poderá chegar ao Poder Judiciário.

Invasores perderão o benefício

Diante do ocorrido, o prefeito antecipou que todas as pessoas cadastradas nesse "programa de invasões" estarão fora dos cadastros oficiais, ou seja, serão excluídas do programa da habitação oficial do governo municipal.

Quanto à invasão, Branquinho foi duro: "Não vamos permitir que um metro sequer de terreno da Prefeitura seja invadido por qualquer pessoa. Não compactuamos, não autorizamos, não aceitamos. E vamos às últimas vias para não deixar isso ocorrer. É obrigação minha cuidar do bem público, e eu vou cuidar", desabafou.

Para entender o caso

Há cerca de dez anos, o município comprou os diversos terrenos nos bairros Mamoeiro e Santa Clara, com a destinação clara de construir casas para quem precisa, ou seja, para habitação de interesse social.

Na época, foram construídas 350 casas, e resta espaço para construir outras mil.

Para as novas construções, a Administração Municipal está buscando parcerias na Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e no Programa Minha Casa, Minha Vida (do Governo Federal).

"Já estamos trabalhando nisso. Construir casas, cuja prestação gire em torno de 100 reais", explica Branquinho, acrescentando que a pretensão é atender realmente o público que não dá conta de pagar mais do que isso para ter sua casa própria.

"Nessa modalidade (com prestação de 100 reais), não foi feita nenhuma casa em Unaí ainda. As que foram construídas aqui foram todas do Minha Casa, Minha Vida, mas com prestações acima de 300 reais", disse o prefeito.

casapop 0001

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top