Acessibilidade

Cinco Unidades Básicas de Saúde estão com obras em andamento; depois de prontas, vão beneficiar até 20 mil pacientes
Toggle Bar




Pin It

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que o município está construindo são: a UBS Itapuã (que fica no bairro Rio Preto, ao lado da creche); a UBS Capim Branco (em terreno vizinho ao Mart Minas); a UBS Esplanada (1ª à direita, depois da Caxambu); UBS Sagrada Família (entrada do bairro); e UBS Santa Luzia (vizinha à igreja Nossa Senhora Aparecida).

A Secretaria de Obras fez a terraplanagem em todos os terrenos, e as construtoras (vencedoras dos processos licitatórios) já assumiram as obras.


As UBSs serão completas, inclusive com consultório odontológico. A construção de cada uma custará 1,66 milhão de reais aos cofres públicos, dinheiro aportado pelo Governo de Minas (total de 8,3 milhões de reais). 

 

Cada unidade será padronizada e ocupará uma área construída de 528,56 m² em terrenos de propriedade do município. Depois de prontas, as unidades básicas (do tipo 3) poderão receber até três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Entre 15 mil e 20 mil pessoas poderão ser diretamente beneficiadas com o atendimento das equipes.

A UBS Itapuã vai atender as populações dos bairros Rio Preto, parte do Cachoeira e Itapuã. A UBS Capim Branco vai atender parte do Centro, Divineia 2 e setor de chácaras; a UBS Esplanada atenderá Alvorada, Esplanada e Água Branca; a UBS Sagrada Família deve atender Cidade Nova, Amazonas, Sagrada Família, Kamayurá e parte de cima das chácaras; e UBS Santa Luzia atenderá Primavera, Novo Jardim, Sagarana e Santa Luzia.

É dentro das UBSs que funciona a Estratégia de Saúde da Família (ESF), porta de entrada para o SUS. Uma ESF é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (algumas equipes possuem dentista e técnico em saúde bucal). Essa estratégia é responsável por 80% dos casos de saúde e favorece a aproximação da UBS com as famílias.


ubsobras03

ubsobras01

ubsobras02

ubsobras04




top