Escola Glória Moreira comemora 25 anos

“25 anos de compromisso, sucesso e dedicação”. Com esse mote, a Escola Municipal Professora Glória Moreira celebrou a passagem de seu aniversário, em 14 de abril. As comemorações iniciaram-se no próprio dia, com uma missa na Igreja São João Batista, vizinha à escola.

As celebrações prosseguiram ao longo do mês com a promoção de um concurso de frases, redações e desenhos, aberto a todos os alunos da escola e, com um culto de ação de graças realizado na Igreja Presbiteriana Renovada (rua Melo Viana).

Reunião solene na Câmara Municipal de Unaí também fez parte das comemorações. No plenário, foram homenageados (receberam certificado) os servidores mais antigos da escola, por segmento de trabalho.

A falecida professora Glória Moreira teve uma filha, que mora em Brasília, e recebeu homenagem da escola em nome da família. Ela tem dois irmãos. A professora Glória Moreira é retratada como das mais antigas educadoras unaienses.

Nascida em Patos de Minas, Glória veio para Unaí com a família, onde mais tarde se destacaria como professora. “Foi professora da comunidade, muito dedicada, trabalhou com muito amor, carinho, competência profissional, e foi inspiração para alunos e professores”, assinalou a diretora da escola, Dayse Ribeiro dos Santos Caetano.

Ainda durante a reunião solene na Câmara, os alunos vencedores do concurso (frases, redação e desenho) foram premiados: medalhas de ouro e prata para os primeiros e segundos lugares, respectivamente.

E, como culminância do projeto “25 anos da escola” e encerramento das comemorações, os alunos, educadores e servidores da unidade (e alguns servidores da Semed) deram um grande abraço simbólico no prédio da escola.

“Momento lindo, momento emocionante”, comemorou a diretora Dayse, voltando-se para os alunos, a quem chamou de “jóias preciosas da escola”.

Dayse Ribeiro saudou igualmente as equipes que integram a unidade escolar (da gestão, da pedagogia, corpo de professores, da administração, dos serviços gerais). “A minha equipe é nota mil, em todas as áreas. São todos muito dedicados”, elogiou, em entrevista.
Presente ao “abraço simbólico”, a secretária de Educação, Eleni Fernandes, manifestou “grande honra e grande alegria por prestigiar o momento”.

A secretária lembrou ter trabalhado na escola vinte anos atrás. “Guardo bons momentos do trabalho”. E recordou colegas da época, que ainda trabalham na Glória Moreira (“Doralice, Selma, Mônica, Professor Marcelo, diretora Dayse).

“Tenho certeza, todos trabalhando com a mesma luta, a mesma garra, a mesma dedicação e comprometimento com a escola”, salientou Eleni Fernandes, que participou também das homenagens ocorridas durante reunião solene na Câmara Municipal.

A ESCOLA

Cravada no coração do bairro Canabrava, na Praça Aduílio Valadão, a Glória Moreira atende 960 alunos, do pré-escolar (ensino infantil) ao 9º ano do ensino fundamental, divididos por 36 turmas (manhã e tarde). À noite, o espaço é ocupado por 160 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em meio aos 960 alunos matriculados, cerca de 110 possuem laudo médico e requerem apoio para educação especial. São laudos atestando principalmente autismo (Transtorno do Espectro Autista), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD).

“Portanto, somos uma escola inclusiva de referência”, pontua a diretora Dayse. Além das salas de aula regular, a escola conta com adaptações para alunos com deficiência, sala de recursos e salas de AEE (Atendimento Escolar Especializado), onde os alunos com laudo médico recebem atendimento de acordo com suas habilidades. Conta com 40 professores de apoio à educação especial e outros 40 professores regentes regulares.

Para a assistência total aos estudantes, a Escola Glória Moreira dispõe ainda de sala de intervenção pedagógica, biblioteca ampla, laboratório de informática e ginásio poliesportivo. E toda essa estrutura sob o olhar atento (e atencioso) dos 137 servidores que atuam na escola.

JÁ FICOU PEQUENA, E TEM FILA DE ESPERA

A construção da estrutura da “nova” Escola Glória Moreira é relativamente recente. Isso porque a antiga foi demolida e totalmente reconstruída em “novas bases” durante a Administração Municipal 2013-2016. “Esta nova estrutura foi um sonho realizado”, segundo a diretora Dayse, “mas que já ficou pequena diante da crescente demanda atual”, ela completou.

“Quando assumi a direção (sete anos atrás), a escola tinha menos de 300 alunos. Com a nova estrutura (escola reconstruída), aumentamos a oferta de vagas e, hoje, já temos uma fila de espera imensa”, conta a diretora Dayse, que trabalha na Glória Moreira desde 2000, configurando-se como a mais antiga "funcionária" em exercício na unidade.

“Muitos escolhem estudar na Glória Moreira. Vários alunos vieram, inclusive de escolas particulares”, conta a diretora, orgulhosa de ter uma equipe afinada e comprometida com o processo educativo em seus mais variados aspectos.

Ela estima que metade dos alunos seja do bairro Canabrava e circunvizinhos, e outra metade proveniente de bairros mais distantes da escola, como o Sagrada Família. “Já temos fila de espera para formar novas turmas, mas não temos mais espaço suficiente na escola para atender a grande demanda”.

escgloriai 01

escgloriai 02