Serviço está mais lento na zona rural, mas não para
Toggle Bar





ENVIAR A ALGUÉM

Embora a equipe de servidores da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais esteja preparada para o trabalho, as máquinas e equipamentos estão antigos, danificados e quebrando com facilidade, o que compromete a execução dos serviços na zona rural. O [serviço] que é possível fazer, está sendo feito com máquinas “muito danificadas”, o que torna a prestação mais lenta e nem sempre dentro da qualidade que a Gestão Pública gostaria de ofertar. Esse o diagnóstico exposto pelo vice-prefeito Célio Teodoro, após participar de reunião no gabinete do prefeito, com todo o primeiro escalão da Administração Municipal.

O vice-prefeito admitiu que essa situação gera impacto na prestação do serviço na zona rural, porém, o trabalho não vai parar. “A manutenção nas estradas (mata-burros, bueiros, pontes) deu uma maneirada. Mas vamos tocando o serviço lentamente até o ano que vem”.

Célio explicou que a PMU ainda está trabalhando neste ano com o orçamento da administração passada, e a peça orçamentária não contemplou recursos para fazer frente a situações do tipo.

Para buscar uma alternativa mais urgente, a atual administração obteve autorização da Câmara Municipal para a contratação de linha de financiamento no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O banco de fomento do Estado liberou a tomada de crédito.

Mas, o vice-prefeito informou que a Administração Municipal recebeu comunicado do BDMG (banco de fomento do Estado) na quinta, 11/9, afirmando que a entidade não dispõe do recurso em caixa para liberação imediata. A autorização foi liberada, mas não há margem para este ano. Fica valendo para 2026.

A expectativa, então, é de que os R$ 15 milhões para a aquisição de novas máquinas e equipamentos entrem no caixa da Prefeitura somente no ano que vem. De acordo com Célio Teodoro, enquanto isso a PMU vai fazendo a manutenção possível nas máquinas “danificadas” e segue prestado o serviço possível para as comunidades rurais, mais lentamente e com a qualidade aquém do que o cidadão merece e que a Gestão Municipal gostaria de ofertar.

Chegada das chuvas

Com o período de chuvas se avizinhando, o governo municipal sabe que agora é o momento de preparar as estradas para enfrentar a água. “Mas quero deixar a população da zona rural tranquila, os motoristas de ônibus, os leiteiros que lidam todos os dias nessas estradas, quero dizer que a gente tá dando um suporte no maquinário, para poder atender pelo menos as demandas mais urgentes”.

Quando o recurso entrar nos caixas da PMU, novas máquinas serão incorporadas ao patrimônio da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais: 5 patrolas niveladoras; 3 carregadeiras de grande potência; 5 caminhões-pipa; 3 caminhões de 4 toneladas, com cabine alongada; 1 caminhão prancha; 1 trator de esteira; 1 “cavalo” de carreta para puxar prancha grande; 2 caminhões truck caçamba grande; 2 tratores cabinados de 100 cavalos.

“[Enquanto as novas máquinas não chegam] eu peço paciência ao produtor rural, grandes, médios e pequenos, principalmente da agricultura familiar (que precisam escoar sua produção), e também aos moradores que necessitam de estradas numa melhor qualidade. [Peço] Paciência até que as coisas possam entrar no eixo”, salientou Célio Teodoro.


Nas fotos a seguir, situação de máquinas e caminhões que estão "encostados" na garagem da PMU, no bairro Jacilândia. Alguns aguardam peças para serem "recuperados". Outros, provavelmente, serão vendidos como sucata. Tal situação compromete a prestação do serviço na área rural. 

 

 maquinasdanificadas12

maquinasdanificadas01

maquinasdanificadas03

maquinasdanificadas04

maquinasdanificadas05

maquinasdanificadas06

maquinasdanificadas07

maquinasdanificadas08

maquinasdanificadas09

maquinasdanificadas10

maquinasdanificadas11

maquinasdanificadas12

maquinasdanificadas13

maquinasdanificadas14

maquinasdanificadas15

 

 

 

 

banco noticias lateral banner

Últimas Notícias




Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top