Acessibilidade

Serviço está mais lento na zona rural, mas não para
Toggle Bar




ENVIAR A ALGUÉM

Embora a equipe de servidores da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais esteja preparada para o trabalho, as máquinas e equipamentos estão antigos, danificados e quebrando com facilidade, o que compromete a execução dos serviços na zona rural. O [serviço] que é possível fazer, está sendo feito com máquinas “muito danificadas”, o que torna a prestação mais lenta e nem sempre dentro da qualidade que a Gestão Pública gostaria de ofertar. Esse o diagnóstico exposto pelo vice-prefeito Célio Teodoro, após participar de reunião no gabinete do prefeito, com todo o primeiro escalão da Administração Municipal.

O vice-prefeito admitiu que essa situação gera impacto na prestação do serviço na zona rural, porém, o trabalho não vai parar. “A manutenção nas estradas (mata-burros, bueiros, pontes) deu uma maneirada. Mas vamos tocando o serviço lentamente até o ano que vem”.

Célio explicou que a PMU ainda está trabalhando neste ano com o orçamento da administração passada, e a peça orçamentária não contemplou recursos para fazer frente a situações do tipo.

Para buscar uma alternativa mais urgente, a atual administração obteve autorização da Câmara Municipal para a contratação de linha de financiamento no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O banco de fomento do Estado liberou a tomada de crédito.

Mas, o vice-prefeito informou que a Administração Municipal recebeu comunicado do BDMG (banco de fomento do Estado) na quinta, 11/9, afirmando que a entidade não dispõe do recurso em caixa para liberação imediata. A autorização foi liberada, mas não há margem para este ano. Fica valendo para 2026.

A expectativa, então, é de que os R$ 15 milhões para a aquisição de novas máquinas e equipamentos entrem no caixa da Prefeitura somente no ano que vem. De acordo com Célio Teodoro, enquanto isso a PMU vai fazendo a manutenção possível nas máquinas “danificadas” e segue prestado o serviço possível para as comunidades rurais, mais lentamente e com a qualidade aquém do que o cidadão merece e que a Gestão Municipal gostaria de ofertar.

Chegada das chuvas

Com o período de chuvas se avizinhando, o governo municipal sabe que agora é o momento de preparar as estradas para enfrentar a água. “Mas quero deixar a população da zona rural tranquila, os motoristas de ônibus, os leiteiros que lidam todos os dias nessas estradas, quero dizer que a gente tá dando um suporte no maquinário, para poder atender pelo menos as demandas mais urgentes”.

Quando o recurso entrar nos caixas da PMU, novas máquinas serão incorporadas ao patrimônio da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais: 5 patrolas niveladoras; 3 carregadeiras de grande potência; 5 caminhões-pipa; 3 caminhões de 4 toneladas, com cabine alongada; 1 caminhão prancha; 1 trator de esteira; 1 “cavalo” de carreta para puxar prancha grande; 2 caminhões truck caçamba grande; 2 tratores cabinados de 100 cavalos.

“[Enquanto as novas máquinas não chegam] eu peço paciência ao produtor rural, grandes, médios e pequenos, principalmente da agricultura familiar (que precisam escoar sua produção), e também aos moradores que necessitam de estradas numa melhor qualidade. [Peço] Paciência até que as coisas possam entrar no eixo”, salientou Célio Teodoro.


Nas fotos a seguir, situação de máquinas e caminhões que estão "encostados" na garagem da PMU, no bairro Jacilândia. Alguns aguardam peças para serem "recuperados". Outros, provavelmente, serão vendidos como sucata. Tal situação compromete a prestação do serviço na área rural. 

 

 maquinasdanificadas12

maquinasdanificadas01

maquinasdanificadas03

maquinasdanificadas04

maquinasdanificadas05

maquinasdanificadas06

maquinasdanificadas07

maquinasdanificadas08

maquinasdanificadas09

maquinasdanificadas10

maquinasdanificadas11

maquinasdanificadas12

maquinasdanificadas13

maquinasdanificadas14

maquinasdanificadas15

 

 

 

 

banco noticias lateral banner

Últimas notícias

10/10/25 09:41 - Comunicação Social
03/10/25 08:37 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
02/10/25 10:12 - Obras, Trânsito e Serviços Urbanos
30/09/25 15:51 - Desenvolvimento Social e Cidadania



Solicitar Serviços

Coleta de lixo - Tapa-buraco - Iluminação pública - Manutenção de semáforo - Limpeza de terreno público - Retirada de entulho - Retirada de animal morto - etc

Abrir Solicitação

Solicitar Informações

Solicite acesso a informações no âmbito da Prefeitura de Unaí, nos termos da Lei Federal nº 12.527/2011 e Lei Complementar Federal n° 131/2009).

e-SIC

Denúncia On-line

Conduta inadequada de servidor - Ilegalidade na gestão pública - Depredação patrimônio público - Ocupação irregular imóvel público - Lote vago sujo - Outros

Denunciar
top