Tomógrafo já está em funcionamento no Hospital Municipal

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Há cerca de 10 dias, o Hospital Municipal de Unaí (HMU) passou a contar com esse novo serviço. Os exames de tomografia computadorizada (TC) já estão à disposição da população que necessita de diagnóstico por imagens com grande capacidade de resolução, para detectar até mesmo as pequenas e relativamente “insignificantes” alterações em tecidos musculares, ossos, órgãos e em outras estruturas corporais.

Os serviços de tomografia computadorizada, até o equipamento entrar em funcionamento no HMU, foram (e continuarão sendo) prestados aos usuários do sistema público de saúde pelo Centro de Diagnóstico por Imagem de Unaí (CDI) e Hospital Santa Mônica, entidades com as quais o município mantém convênio firmado e que continuarão dando o suporte externo.

O investimento no tomógrafo atingiu 1,5 milhão de reais, verbas públicas alocadas pelo Estado, com contrapartida do município de Unaí. Para receber o equipamento, no entanto, a Prefeitura teve de reformar e reestruturar um espaço físico no HMU (em 2023) e preparar a sala receptora, para operacionalizar procedimentos considerados de alta complexidade e alta frequência.

TREINAMENTO

A Prefeitura também foi obrigada a dobrar o número de profissionais técnicos em radiologia, muito em função da operação do tomógrafo. De dez, passou para 22 servidores. Os mais recentes provenientes do último concurso público.

Porém, além do tomógrafo, profissionais de radiologia do HMU operam equipamentos de raios-X (para radiografias digitais) e mamógrafo (digitalizado).

O treinamento dos técnicos do HMU, para operacionalização do tomógrafo, foi ministrado por especialista (vindo de São Paulo) nas primeiras semanas de janeiro.

Para o supervisor de Radiologias do HMU, Aroldo Santos Freitas, a operacionalização do tomógrafo (com os procedimentos mais adequados) “não chega a ser um complicador para a maioria dos técnicos do HMU, pois muitos já lidam com o equipamento em outras unidades de saúde ou cidades onde atuam”.

Portanto, os exames de TC já estão em pleno funcionamento no HMU, apesar de alguns ajustes ainda estarem sendo feitos, porque dependem da burocracia do serviço público (licitações e compras).

Os laudos médicos especializados com informações sobre as imagens obtidas nos exames também virão de fora. O município contratou empresa especializada em medicina radiológica (diagnóstica) para emissão desses documentos médicos (telelaudo) complementares aos exames de TC.

 tomogg 03

 tomogg 04

 tomogg 01

tomogg 02

tomogg 05

tomogg 06

tomogg 07




top