Sesau abre Centro de Atendimento à Dengue

Com o aumento dos casos de dengue em Unaí, a Secretaria Municipal de Saúde vai colocar em funcionamento, a partir desta quinta-feira (14/3), uma unidade de referência para hidratação de pacientes e de coleta de sangue para realização de exames. Funcionará no PSF do Bela Vista (rua Itapuã, 53), unidade recentemente reformada e ampliada.

A medida visa retirar parte do fluxo de pacientes do Pronto-Socorro do Hospital Municipal, superlotado em razão da epidemia de dengue e, para complicar, sobrecarregado pela demanda por atendimento de pacientes com covid e influenza (gripe comum).
“O paciente que precisar de uma hidratação, comum em casos de dengue, vai fazer a hidratação venosa nessa unidade de atendimento. Lá também fará a coleta de sangue para exame, e não precisar ir até o Laboratório do Hospital Municipal”, explica a secretária Denise de Oliveira (Saúde).

As ações estão sendo programadas com recursos próprios do município que, além de preparar a unidade, está contratando uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, bioquímico, técnico de enfermagem, técnico de laboratório) para cumprir os protocolos de atendimento.

A unidade de atendimento à dengue funcionará de segunda a sexta, das 7h às 22h. Aos sábados e domingos, o funcionamento será das 7h às 17h.

ORIENTAÇÕES DE ATENDIMENTO

Ao menor sinal de aparecimento dos sintomas (os mais comuns: febre alta – 39 a 40 graus, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas no corpo), o paciente deve procurar qualquer unidade de PSF e, agora, o Centro de Atendimento no PSF Bela Vista.

No entanto, se o paciente apresentar sinais de alarme ou de gravidade, deve se encaminhar para o Pronto-Socorro do Hospital Municipal. “Se precisar, o profissional de saúde do PSF ou do centro de referência vai direcionar o paciente para o HMU”, afirma Denise.

MUTIRÃO E FUMACÊ

Para enfrentar o mosquito transmissor, a Secretaria Municipal de Saúde continua com mutirões de limpeza pelos bairros da cidade e mobilizando a população em campanhas de limpeza e de remoção de criadouros de larvas.

Outra medida adotada é o uso de inseticida de ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê. Unaí precisou adquirir uma bomba de aplicação automática que é transportada na carroceria de um veículo.

Por ser UBV, o inseticida fica no ar (partículas suspensas) agindo por cerca de 3 horas, tempo suficiente para eliminar alguns mosquitos adultos.

O inseticida, porém, não mata as larvas. Nesse caso, as equipes de saúde precisam atuar com larvicida diretamente no foco. Ou seja, onde a água está parada. E não deveria estar.

crdengg 02

crdengg 01