Próxima fase do “Água na torneira” visa beneficiar cerca de 300 novas famílias

A estimativa é da coordenação do programa desenvolvido pela Prefeitura de Unaí que já levou água para 240 famílias em 10 projetos (e 12 setores) de assentamentos e comunidades rurais. Quando concluir a próxima fase, cerca de 300 novas famílias terão sido beneficiadas com água em casa.

Os projetos de assentamentos Barreirinho, Menino Jesus, Florestan Fernandes, Eldorado dos Carajás e Brejinho terão setores atendidos que não foram contemplados na primeira fase.

Já os projetos de assentamentos Jiboia, São Sebastião, Canabrava, associação Vale dos Sonhos, setor de chácaras Ruralminas serão contemplados, porque foram selecionados no primeiro chamamento público de 2021.

Pendentes de chamamento ainda encontram-se o PA José Ribamar, povoado de Boqueirãozinho, bacia do Areia, Associação Grande Vitória (Banco da Terra) e Associação Brejão (Banco da Terra).

Para a execução da nova fase, a Prefeitura está preparando o licenciamento ambiental e o processo licitatório para selecionar a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo (geológico, hidráulico).

“A água que passa no rio e vai embora não serve para quem precisa em casa. A água do poço artesiano, que foi aberto (até com motivações político-eleitorais) e está lá parado, serve para quê? Por isso, a Prefeitura já fez muito e vai continuar fazendo o programa este ano”, pronunciou o prefeito José Gomes Branquinho durante as comemorações do Dia Mundial da Água.

ÁGUA PARA AS PESSOAS, OS ANIMAIS E AS PLANTAS

O projeto Água na Torneira foi instituído pela Administração Municipal de Unaí em 16 de junho de 2021, por instrumento do Decreto 5.587.

O objetivo central da iniciativa foi promover a universalização do acesso à água para as populações nas áreas rurais de Unaí, e atender principalmente o consumo humano, a dessedentação de animais domésticos e a irrigação de pequenas hortas.

Foi criado, ainda, com intuito de corrigir o gargalo dos altos custos (para a Prefeitura) do envio de caminhões-pipa e a baixa eficiência do abastecimento de unidades de assentamentos por esses veículos.

"Quem conhece a realidade de parte de algumas comunidades rurais sabe que a necessidade é grande. Algumas famílias assentadas não dispõem de água em casa nem para garantir um mínimo de subsistência", salientou o técnico agrícola da Prefeitura, Mariano de Jesus, por ocasião do lançamento do programa em 2022.

Mariano é responsável pelo desenvolvimento do projeto na Coordenadoria de Projetos e Convênios da PMU e presidente do Comitê Técnico e Permanente do Sistema de Abastecimento de Água, que funciona no âmbito do programa.

Esse comitê recebeu os requerimentos de implantação do sistema de abastecimento de água, selecionou as comunidades mais necessitadas e, entre outras funções delegadas, se responsabiliza por fiscalizar a utilização e a administração do Sistema de Fornecimento de Água no programa municipal.

"O água na torneira promove dignidade e melhor qualidade de vida às famílias beneficiadas. Podem beber água potável, plantar uma hortinha, matar a sede dos animais, tudo isso com a garantia do abastecimento e sem precisar de caminhão-pipa", afirma Mariano.

Ele acrescenta que o programa, entre outros ganhos de escala, consegue conter o êxodo rural (pois, sem água, as pessoas acabam abandonando o terreno) e oferece chances para uma melhor subsistência, e mesmo para o aumento de renda da família (que pode investir no plantio de hortas e na criação de animais).

ETAPAS DE EXECUÇÃO

A primeira etapa consiste em construir uma rede de captação da água (em um curso d’água ou poço artesiano) e promover o enchimento das caixas ou reservatórios.

Na segunda etapa, Prefeitura e comunidade se unem para estruturar a rede de distribuição, que permite a chegada da água até a casa do beneficiário.

Os materiais e equipamentos (motobombas de sucção, caixas d'água, cabos, tubos, conexões e variada gama de peças) para instalação das redes são cedidos pela PMU.

A comunidade ajuda na parte final da obra, ou na fixação dos canos que levam água até as casas.

O Serviço Municipal de Saneamento Básico (Saae) é o suporte técnico responsável pela qualidade da água que chega às torneiras rurais.

natornei 09

natorneiraa 0001