Janeiro a agosto: Farmácia Básica atendeu 42,9 mil pessoas, distribuiu 6,7 milhões de comprimidos e 94 mil caixas ou cartelas de medicamentos

A Farmácia Básica Municipal, ou “farmacinha”, atende entre 280 e 300 pacientes por dia e dispensa “gratuitamente” medicamentos para pacientes acompanhados pela rede pública de saúde. Analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, antiparasitários, antidepressivos, ansiolíticos e medicamentos para diabéticos e hipertensos são dispensados no local (rua Paracatu, 274, Centro).

Os 42.900 pacientes atendidos nos dois primeiros quadrimestres de 2023 retiraram 6,6 milhões de comprimidos e 93.996 caixas ou cartelas de medicamentos. Os números constam no sistema de informações do Estado e foram apresentados durante audiência pública de prestação de contas da rede pública de saúde municipal, ocorrida no plenário da Câmara de Vereadores, no dia 27 de dezembro.

SÓ COM RECEITA

Coordenadora da farmacinha, Isabella de Oliveira explicou (durante a apresentação dos números) que qualquer medicamento (uma simples dipirona) só pode ser retirado mediante receita médica em receituário do SUS. Para a dispensasção, o paciente deve apresentar, além da receita, documento pessoal e carteira do SUS.

Se for retirar um medicamento na farmacinha pela primeira vez, além dos documentos mencionados, o paciente deve apresentar o comprovante de endereço para efetivação de cadastro.

Para a retirada de medicamento controlado, como os de tarja preta (psicotrópicos), há necessidade de uma receita especial, que fica retida na farmacinha.

ENTREGA EM CASA

Além de dispensar os medicamentos no local (presencialmente), a farmacinha entrega no domicílio do paciente, desde que acionada pelo WhatsApp, pelo número 3677-5007.
Pelo aplicativo do celular, o paciente envia fotos da receita, dos documentos pessoais, do endereço.

Se o pedido for feito de manhã, e se não houver nenhum contratempo, o paciente receberá o medicamento em domicílio no mesmo dia, na parte da tarde.
Isabella conta que só não são entregues em domicílio os medicamentos controlados, com tarja preta, os psicotrópicos. Esses, o paciente só retira presencialmente, na farmacinha. Porque a receita fica retida.

Hoje, em nível de atenção básica na saúde pública, somente a farmacinha dispensa medicamentos no município.

Pouco tempo atrás, as unidades básicas de saúde (ou postinhos) também dispensavam alguns medicamentos mais básicos.

Atualmente, no entanto, está tudo centralizado na farmacinha, que possui duas profissionais farmacêuticas de referência.

medicame 01

banco noticias lateral banner