Hospital Municipal: de janeiro a agosto, mais de 273 mil atendimentos e procedimentos

Dentro da produção constam consultas, exames, cirurgias eletivas e de urgência, partos, administração de medicamentos, entre outros procedimentos e atendimentos realizados no Hospital Municipal de Unaí (HMU) nos dois primeiros quadrimestres do ano passado. Os números foram apresentados em audiência pública realizada pela Sesau em 27 de dezembro.

O HMU produziu números significativos no período, como as mais de 155 mil consultas, das quais 81.842 consultas especializadas de nível superior. Foram mais de 1.260 cirurgias eletivas (marcadas) e 419 cirurgias urgentes. O HMU registrou 663 partos (entre normais e cesáreos) e exames como mamografia (793), ultrassonografia (3.407), radiografia (18.592), eletrocardiograma (299), entre outros atendimentos.

Outros dados e números podem ser consultados no Relatório Detalhado, que fica à disposição no site da PMU ou impresso na Secretaria Municipal de Saúde.

Vale lembrar que o HMU atende pacientes de Unaí e de mais 11 municípios da microrregião de saúde (cerca de 350 mil habitantes), que tem Unaí como sede. Ou seja, apesar de ser municipal (estrutura e gestão), o HMU atende como regional. O Noroeste é a única região de Minas Gerais que ainda não possui um Hospital Regional, com gestão do Estado.

PREPARANDO O TERRENO PARA O HOSPITAL REGIONAL EM UNAÍ

Foram várias as gestões e pleitos da atual Administração Municipal de Unaí até chegar à fase de aprovação de projetos da obra. Hoje, os planos já estão bastante avançados para iniciar a construção, que será erguida em terreno de 29 mil metros quadrados, doado pelo município, no bairro Terra Nova.

Os recursos para iniciar a obra proveem parte da Prefeitura (R$ 20 milhões adquiridos com a venda de terrenos municipais) e parte intermediada pelo Estado (R$ 40 milhões da Mineradora Vale, como compensação dos prejuízos socioambientais causados – ao povo de Minas Gerais – pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho).

O projeto do hospital regional prevê uma área construída de 22 mil metros quadrados. O HMU (com as reformas e ajustes executados, para adaptação da estrutura ao longo do tempo) ocupa uma área construída de pouco mais de 8.000 metros quadrados.

cirurg 01

banco noticias lateral banner