Equipes de Saúde da Família devem cobrir 100% da cidade de Unaí em 2024

A expectativa foi manifestada pela secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, em audiência pública de prestação de contas referente aos dois primeiros quadrimestres de 2023 (janeiro a agosto), ocorrida na quarta-feira (27/12).

Hoje, a Administração Municipal já conseguiu atingir 90% de área coberta por equipes de saúde da família. São 19 equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde.

Os 10% da cidade ainda não cobertos compreendem o bairro Itapuã e parte do Centro da cidade. De acordo com a secretária, quando a atual gestão assumiu a pasta, em 2017, a área de cobertura das equipes de saúde da família estava em 46%.

NOVAS UBSs

Terrenos definidos para a construção das unidades. Dinheiro na conta. Projetos arquitetônicos aprovados. Faltam apenas os projetos de climatização, para dar início à construção das cinco novas unidades básicas de saúde: Sagrada Família, Serenata, Capim Branco, Itapuã e Esplanada.

CAMPANHAS EM ESCOLAS E NA ZONA RURAL MELHORAM NÚMEROS DA VACINAÇÃO

A intensificação das campanhas de vacinação e a ida das equipes (para aplicação dos imunizantes) até as escolas foram responsáveis por avanço nos números, “mas precisa avançar mais, porque além das crianças, é preciso envolver os pais e responsáveis na adesão às campanhas de vacina”, segundo manifestou a coordenadora da Atenção Básica de Saúde da Sesau, enfermeira Karen Martins.

Ela conta que, além da campanha extramuros (fora das unidades de saúde) promovida nas escolas, o deslocamento de equipes até a zona rural também tem ajudado a melhorar os números. E essa estratégia vem sendo continuada.

Ou seja, toda vez que tem atendimento médico na zona rural, equipes de enfermagem estão levando vacinas. “Estamos levando vacinas, testes rápidos (para HIV, sífilis e hepatites), material para exame citopatológico (de prevenção ao câncer do colo do útero)”, completa Karen.

De janeiro a agosto de 2023, profissionais da atenção primária aplicaram 30.677 vacinas, fizeram 4.967 testes rápidos (de HIV, sífilis e hepatites) e 2.338 coletas de citopatológico.

PROGRAMAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE

Programas de atendimento à promoção da saúde de hipertensos /diabéticos, e estratégia voltada para fumantes, também são desenvolvidas pela atenção primária nas Unidades Básicas de Saúde.

O Hiperdia (para hipertensos e diabéticos) atendeu 7.864 pacientes nos dois primeiros quadrimestres de 2023. Já o quantitativo atendido de quem deseja, ou precisa, parar de fumar, foi bem menor (em função da baixa adesão): atendidos apenas 85 pacientes entre janeiro e agosto.

No mesmo período, foram 8.286 pacientes atendidos pelo programa de Atividade Física Corporal.
Esses e outros registros da Atenção Primária podem ser consultados no site da Prefeitura ou em arquivo na própria Secretaria Municipal de Saúde (rua calixto Martins de Melo, 249, Centro).

esff 01

banco noticias lateral banner