Construção do Hospital Regional – Unaí e Minas alinham as bases para formalização de convênio

Depois de ter os projetos arquitetônico e complementares da obra aprovados pelo Estado e Município, chegou a hora de acertar as bases para a elaboração e formalização do convênio entre Prefeitura e Governo de Minas, liberação dos R$ 60 milhões e licitação da obra, que será executada pela administração unaiense.

Esse o objetivo da reunião entre o prefeito Branquinho e o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nessa sexta-feira (10/11), na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Paulo Nunes, assessor do deputado estadual João Vítor Xavier (que dá sustentação à administração municipal em BH), acompanhou o prefeito de Unaí durante a reunião.

Dos R$ 60 milhões previstos para iniciar a obra, R$ 20 milhões sairão dos cofres do município (obtidos com venda de terrenos municipais) e R$ 40 milhões dos cofres estaduais, provenientes de recursos da mineradora Vale, que serão repassados pelo Estado ao município como compensação pela tragédia socioambiental resultante do rompimento da barragem de rejeitos de minérios em Brumadinho. Todos os municípios de Minas serão compensados, conforme acerto firmado entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado.

Considerada “complexa e extensa” pelo engenheiro projetista, a obra do futuro Hospital Regional de Unaí foi “desenhada” para ocupar uma área construída de 22 mil metros quadrados, quase três vezes mais que a área do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado, em torno de 8.000 m².

O terreno doado pela Prefeitura no bairro Terra Nova tem 29 mil metros quadrados. O Hospital Regional de Unaí deve beneficiar 12 municípios da região.

bacreti 01

bacreti 02