PMU destinou terrenos para construção de novas unidades de saúde; cinco novas equipes de Saúde da Família já foram implantadas neste fim de ano

A Prefeitura cedeu um terreno no bairro Alvorada, bem centralizado no limite dos bairros Alvorada, Esplanada e Água Branca; cedeu outro terreno no bairro Zé Pedro, para atender Itapuã, Zé Pedro e parte do Cachoeira; um no Sagarana (ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida), para atender Primavera, Novo Jardim, Sagarana e Santa Luzia; outro ao lado do Mart Minas, para atender Centro, Divineia 2 e setor de chácaras; e um último terreno no bairro Sagrada Família, para atender Sagrada Família, Cidade Nova, Amazonas, kamayurá e parte de cima das chácaras.

Haverá aporte de recursos do SUS acima de R$ 8 milhões para a construção das UBSs. O município de Unaí conseguiu fazer jus ao recurso após pleitear a construção e preencher os requisitos obrigatórios de enquadramento, entre os quais apresentar todas as certidões em dia, colocar terrenos à disposição para as construções e ter os projetos aprovados na Vigilância Sanitária.

“Foi assinada a resolução, houve aprovação, foi lançado no sistema e, agora, estamos aguardando o início das construções”, comemorou a secretária Denise de Oliveira (Saúde), em audiência pública de prestação de contas da gestão da saúde relativa ao 2º quadrimestre de 2022.

As equipes que atenderão nas futuras UBSs, já estão prestando atendimento às populações-alvo, mas instaladas em imóveis alugados pelo município, o que não é o ideal, segundo Denise.

“Imóvel alugado, além dos gastos com o aluguel, precisa adaptar. Há restrições, e não podemos fazer melhorias em imóvel particular, mas fazer o máximo possível de adaptações, para ofertar um melhor atendimento ao usuário e um melhor ambiente de trabalho para os profissionais de saúde”, observou a secretária.

Como o ideal é atender a população em unidades próprias da saúde, padronizadas de acordo com exigências do Ministério da Saúde, Denise de Oliveira celebrou a conquista unaiense que, segundo observou, foi fruto do comprometimento das equipes que correram atrás: “conseguimos o ideal, que é construir unidades de saúde apropriadas”.

ENQUANTO AS UBSs DEFINITIVAS NÃO FICAM PRONTAS

Embora ainda não instaladas em unidades apropriadas, a maior parte das novas equipes de Estratégia de Saúde da Família já está atendendo. O município tem até o mês de janeiro para implantar todas as equipes de ESF aprovadas.

Uma equipe foi implantada no PSF Canabrava; outra, no Santa Luzia; uma terceira equipe deve ser instalada em imóvel alugado no bairro Alvorada; outra em imóvel também alugado no bairro Cidade Nova, divisa com Sagrada Família; e o município procura imóvel para implantar uma última equipe.

Uma equipe de ESF é composta por médico, enfermeiro, técnicos/auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (algumas equipes possuem dentista e auxiliar/técnico em saúde bucal) responsáveis pelo atendimento de uma quantidade pré-determinada de famílias num dado território.

Principais características da ESF: é a porta de entrada para o SUS, promove um cuidado multiprofissional, possibilita a coordenação do cuidado e atendimento integral, é responsável pela resolução de 80% dos casos em saúde e favorece a aproximação da unidade de saúde com as famílias.

safamil 0001