Covid-19: aumento de casos positivos e de procura por atendimento médico acende sinal de alerta

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Secretária de Saúde pede que população retome cuidados preventivos e se vacine

 

Número de contaminados vem aumentando a cada semana. Quantitativo de pessoas apresentando sintomas gripais sobe dia após dia. A procura de atendimento na Central Caic também escala, e a ocupação de leitos covid no Hospital Municipal já é a maior em algumas semanas. Essa realidade acende um sinal de alerta e preocupa as autoridades municipais.


A secretária de Saúde, Denise de Oliveira, pede aos unaienses que estejam vigilantes e retomem as medidas de proteção. "A população acomodou em relação aos cuidados. Tudo foi liberado, e o relaxamento das medidas protetivas causou aumento gradativo das infecções", avalia.


Agora, segundo ela, é preciso que a população volte a ficar atenta para o uso de máscara e o distanciamento físico, evitando aglomerações e lugares fechados, principalmente nesta época de clima frio. Lavar as mãos frequentemente ou usar álcool em gel (ou líquido 70%) continuam como recomendações preventivas.


ESTOU COM SINTOMAS DE GRIPE, E AGORA?


"Quem estiver com sintomas gripais, deve colocar a máscara imediatamente e procurar uma unidade de saúde", Denise orienta. Quem tem cobertura de PSF (saúde da família), procurar a unidade própria. Quem não tem cobertura, buscar atendimento no Centro Caic (entrada pela avenida Alcino José da Rocha – bairro Canaã), de segunda a sexta, das 8h às 18h. Se os sintomas se agravarem depois desse horário de expediente ou nos finais de semana e feriados, procurar o Pronto-Atendimento (P.A.) do Hospital Municipal.


Nos últimos dias, aumentou muito a demanda por atendimento no Centro Caic de pessoas com sintomas gripais. Com isso, os profissionais já não conseguem atender com a agilidade desejável. O resultado são mais pessoas aguardando atendimento, e em tempo mais alongado.


Além da dificuldade para contratação de profissionais de saúde (a Administração Municipal tem empenhado esforços para contratação de pessoal), vários servidores da Saúde Municipal estão se infectando com o coronavírus, desfalcando ainda mais as equipes.


"Já tivemos o direcionamento para aumentar as equipes, mas há grande dificuldade para contratar médicos, uma realidade de todos os municípios da nossa região", conta Denise.


Ela acrescenta que casos positivos de coronavírus que estejam em casa (os domiciliares), devem procurar o atendimento médico nas unidades de saúde para fazer o afastamento das atividades (trabalho, estudo, entre outras) e conter a contaminação de mais pessoas.


VACINE-SE: PONHA EM DIA SEU CARTÃO DE VACINAS


A importância da vacinação contra a covid volta à ordem do dia, quando se depara com o aumento das infecções e até a necessidade de internação hospitalar. É a vacina que garante a proteção contra o agravamento de sintomas e hospitalizações, segundo especialistas.


Em Unaí, a cobertura vacinal contra a covid está abaixo do esperado pela Secretaria de Saúde, o que aumenta a preocupação das autoridades. "As pessoas não estão se vacinando", ressalta Denise, lembrando que houve uma cobertura razoável na 1ª dose, com reduções sucessivas nas doses seguintes: 2ª dose e doses de reforço (ou 3ª e 4ª aplicações). A cada nova fase, reduz-se a quantidade de imunizados.


"Precisamos da conscientização de quem não tomou as doses regulares, que procurem a unidade de saúde e se vacinem", conclama Denise, ao apelar para a sensibilidade e consciência dos cidadãos para essa medida sanitária de suma importância no controle do coronavírus.


A imunização contra a gripe também é lembrada pela secretária. "Para os vírus não se confundirem", adverte. A orientação é colocar o cartão de saúde em dia.


SEM DECRETO, VALE A RECOMENDAÇÃO


A secretária lembra que, apesar de não haver decreto municipal determinando medidas de proteção contra o coronavírus, limitando acessos ou restringindo atividades, cada pessoa precisa se conscientizar e adotar as medidas de proteção para si mesma, para a família, para os amigos, enfim, para a saúde pública geral.

 

mascc 0001




top