Outubro Rosa: Unidades de saúde farão palestra e intensificarão mamografia e coleta para exame do colo do útero

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 para conscientização da sociedade e divulgação de informações sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de mama. Em Unaí, a Secretaria de Saúde – por meio da coordenação da Atenção Primária – fará palestra (nas unidades básicas de saúde) que visam ações de prevenção e promoção à saúde da mulher.

Ao mesmo tempo, as equipes de saúde intensificarão a coleta de material para realização de exames citopatológicos (ou Papanicolau) de detecção de alterações nas células do colo do útero. Serão intensificados ainda (em outubro e novembro) os exames de mamografia, feitos no Hospital Municipal.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

"Fizemos uma busca ativa das mulheres que estavam com a mamografia atrasada e já enviamos para marcação na Central de Regulação", conta a coordenadora de Saúde Primária da Secretaria de Saúde unaiense, enfermeira Karen Costa Martins.

Material informativo sobre o autoexame das mamas, que ajudam a identificar caroços e outros sinais, também será distribuído às mulheres durante as ações do Outubro Rosa.

A coleta para exames citopatológicos do colo uterino é feita na própria unidade básica de saúde onde a mulher e a família são cadastradas. O exame pode detectar as lesões precursoras do câncer do colo uterino. Também quando identificadas e tratadas precocemente é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

"A Atenção Primária trabalha a orientação para que mais precocemente a mulher descubra a doença e comece a tratar logo. A chance de cura é maior quanto mais cedo se fizer o diagnóstico", explica Karen, que coordena 11 unidades básicas e 13 equipes de saúde da família.

A zona rural é atendida por equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). No cronograma da programação do Outubro Rosa para a área rural, a palestra informativa está prevista para o distrito de Garapuava, já no 1º dia de outubro, mesma data marcada para a realização de palestra nos PSFs Caic, Novo Jardim (na praça) e Novo Horizonte.

Planejamento familiar

As mulheres que moram em bairros onde não há cobertura de ESF (Estratégia de Saúde da Família), como é o caso do Centro, por exemplo, farão o acompanhamento no setor de Planejamento Familiar (avenida Belo Horizonte, 850-A, bairro Cruzeiro – telefone 3676 8765).

A intenção da Administração Municipal era já ter cobertura de 100% da população urbana com equipes de ESF, situação que estava projetada para o ano passado, mas que não se concretizou em razão do surgimento da pandemia e a suspensão de gastos na saúde, determinada por lei federal.

Atualmente, o estrato com cobertura de equipes da Estratégia de Saúde da Família gira entre 50% e 60% da população unaiense. A parte sem cobertura de PSFs é referenciada na Policlínica.

A expectativa da Administração Municipal, no entanto, é que as equipes de ESF sejam estendidas para todas as regiões da cidade a partir de 2022.

rosoutt 0001