Duplicação de trecho urbano da MG-188: Saae intervém com serviços de drenagem e redes de esgoto

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

O prefeito José Gomes Branquinho (com assessoria técnica) e o diretor-geral do Saae, Alino Coelho, também com seu diretor-adjunto, estiveram, na manhã desta segunda-feira (5/6), em local onde a autarquia municipal de saneamento básico intervém, para resolver “gargalos” que terão repercussão na rede pluvial e, principalmente, na rede de esgotamento sanitário do bairro Terra Nova.


A obra, em área da duplicação, visa interligar a rede de esgoto que sai do Terra Nova à adutora que vem da região do Mamoeiro/Santa Clara. Para isso, a nova transmissão terá de atravessar a pista da MG-188 e seguir até o emissário, responsável por levar o esgoto recolhido para a Estação de Tratamento (ETE) do Saae, atrás da serra do Taquaril.


“Estamos uma turma aqui, porque a hora que (a coisa) engancha, temos de encontrar uma solução. E aí, os técnicos estão aqui presentes (para posicionamento e tomada de decisões)”, explicou o prefeito Branquinho.


O prefeito avaliou que esse é apenas mais um "problema" surgido, dentro da complexidade da obra de duplicação de trecho de 8km, que vai da ponte Abdon Salgado (rio Preto) até a região do Mamoeiro/Santa Clara.


A duplicação, ele observa, controlará o grande movimento de veículos verificado do outro lado da ponte. E que terá melhores resultados ainda, segundo Branquinho, quando for construído o anel viário de 5km com mais uma ponte (ligando a MG-188 à BR-251).
“Tem de tirar o trânsito pesado da boca da ponte e da praça da matriz”, o prefeito enfatiza.


MAIS RÁPIDO


Sobre a obra de interligação do esgoto do Terra Nova à adutora que vem da região do Mamoeiro/Santa Clara, Alino Coelho assinala que a intervenção já estava no cronograma de execuções do Saae, mas que o prefeito Branquinho pediu “mais agilidade”.


Segundo o diretor-geral da autarquia, a obra vai resultar, inclusive, em redução de custos, já que vários motores que impulsionam o esgoto (na atual rede) serão desligados. “O escoamento será por queda natural, um ganho para a cidade”, observa Alino.


Para o secretário de Obras, Durval Mendonça, “gargalos” são normais em meio a obras em andamento. Ele enalteceu a parceria com o Saae, que intervém nas redes (de água de chuva e de esgoto) nos trechos a serem duplicados.


“A obra (da duplicação) só avança no trecho, depois da liberação do Saae”, afirma Durval. Ele conta que, em paralelo, a Prefeitura está notificando os ocupantes de imóveis em área de domínio do município na MG-188, sobre a necessidade de redimensionamento e reconfiguração dos terrenos (à margem esquerda, no sentido ponte/Mamoeiro), a fim de permitir o alargamento da via.

 

duplisaaee ascom unai008

duplisaaee ascom unai001

duplisaaee ascom unai002

duplisaaee ascom unai003

duplisaaee ascom unai004

duplisaaee ascom unai005

duplisaaee ascom unai006

duplisaaee ascom unai007

duplisaaee ascom unai010

duplisaaee ascom unai011

duplisaaee ascom unai012

 




top