Segurança para condutores e pedestres – placas de advertência e sinalização organizam tráfego na rua dos Tinguizeiros, importante corredor de trânsito

Ao funcionar como uma das mais importantes “artérias” de trânsito – ligando os bairros Canabrava, Primavera, Sagarana, Novo Jardim, Santa Luzia, Floresta (percurso que vai das proximidades do córrego Canabrava até a rua da Serra) –, a Rua dos Tinguizeiros está praticamente toda sinalizada (com placas, faixas e pinturas indicativas no chão), assim como as ruas transversais a Tinguizeiros, importante corredor de trânsito da cidade.

Uma das grandes preocupações dos departamentos de Engenharia, de Serviços Urbanos e de Trânsito do município era organizar e disciplinar o tráfego na Rua dos Tinguizeiros, dando uma especial atenção à praça, onde há grande movimento, especialmente de crianças. A praça encontra-se no encerramento das ruas das Jabuticabas, das Framboezas, das Amoras e dos Caquis.

Na via, antes e depois da praça, foram colocados redutores de velocidade (populares quebra-molas) e placas de advertência, para maior segurança dos frequentadores da praça. Placas proibindo o estacionamento de carretas, caminhões, ônibus e similares também estão instaladas nas proximidades da praça e em boa parte da via.

Faixas indicativas de passagem de pedestres e sinalização de rampas de acesso para cadeirantes (que servem também para acesso de carrinhos de bebê e similares), também estão entre as intervenções feitas nas áreas de passagem da população.

Todas as ruas que convergem para a Tinguezeiros receberam placas verticais ou pintura no chão, indicativas de Parada Obrigatória (PARE).

Um “trevinho”, na confluência entre a rua dos Tinguizeiros, com a Carambolas, José Versiani, Pacama e Maria Lúcia Cabral – que oferecia risco de acidentes em horários de pico (hora de almoço e fim de tarde) – também ganhou rotatória com tachões. Com a sinalização, o tráfego nesse pequeno “entroncamento” ficou melhor ordenado.

Pouco mais acima, com a rua Geraldo R. Campos, Oto Carneiro e Abel Ferreira, a colocação de tachões em rotatória foi a solução encontrada para organizar e disciplinar o sentido dos veículos que convergem para um mesmo ponto.

Diariamente, a Prefeitura de Unaí atua em busca de identificação dos pontos mais problemáticos nas vias de trânsito e encaminha as soluções cabíveis, para facilitar o fluxo dos veículos e a segurança de condutores e pedestres.

Instalação de placas e pinturas horizontais (como faixas de pedestres, vagas para estacionamento, entre outras sinalizações indicativas e de orientação) também passam por execuções diárias, semanais ou mensais pelo Departamento Municipal de Trânsito, com a supervisão da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Trânsito.

ruatinggl ascom unai004

ruatinggl ascom unai001