PMU faz esforço concentrado para limpeza geral e operação tapa-buraco em bairros

As chuvas persistentes que caem sobre a cidade são muito bem-vindas. Mas, nem tudo são flores e frutos no período chuvoso. O mato cresce em ruas, calçadas e sarjetas; as árvores se “enchem” de viço e folhas em suas copas; a água empossa nas sarjetas em frente aos domicílios; o barro entra na paisagem urbana; praças e academias populares requerem maior atenção; e buracos no asfalto viram figurinha fácil nas ruas e avenidas da cidade.

Essa situação vem preocupando o prefeito José Gomes Branquinho, que convocou o secretário de Obras, Infraestrutura, Trânsito e Serviços Urbanos (Semoit), Durval Mendonça, para uma reunião e determinou seja feita uma “limpeza geral”, especialmente na região do viaduto e nos bairros depois dele: De Lourdes, Canaã, Novo Horizonte, Iuna, Cidade Nova e Sagrada Família.

E cerca de 40 agentes municipais (de todos os departamentos da Semoit), com apoio de equipamentos, máquinas (retroescavadeira, pá carregadeira) e caminhões estarão envolvidos nesse esforço concentrado para a operação de limpeza e de tapa-buracos, que já começou.

Limpar ruas, avenidas, praças e terrenos públicos; capinar e raspar “terra e barro” de ruas, calçadas e sarjetas; podar árvores em áreas públicas; vitalizar as praças; reformar as academias populares; tapar buracos nas ruas e avenidas; lavar e limpar geral a travessia de pedestres sob o viaduto.

Todo o “resíduo” recolhido pela Semoit será transportado até o aterro de lixo da cidade, que fica atrás da serra do Taquaril. Durval lembra que há um espaço no aterro para receber resíduos verdes (de poda e restos de mato e galhos) e de terra e barro.

Fiscais da Prefeitura também serão envolvidos na operação. Vão notificar moradores, comerciantes e donos de lotes a manterem as calçadas desobstruídas. Com isso, deverão ser retirados material de construção, restos de material ou qualquer objeto que estejam obstruindo a passagem de pedestres, conforme prevê a legislação.

O trabalho da força-tarefa começou na manhã dessa segunda-feira (12/12). Será feito do viaduto em direção aos bairros. A operação de limpeza geral percorrerá todas as ruas. Segundo Durval, o serviço não para enquanto não for feito em rua por rua.

Depois da operação concluída, a Prefeitura fará campanhas de sensibilização dos moradores e comerciantes para que ajudem o poder público a manter a limpeza da frente de seu domicílio, de sua calçada, da sarjeta, de sua rua, de seu bairro.

Levar à consciência pública de que tal manutenção gera benefício para o ambiente, para a saúde pública, para o bem-estar, para a qualidade de vida dos moradores, comerciantes, trabalhadores e de quem circula pela região.

“É isso, vamos fazer essa limpeza geral, porque isso é cuidar das pessoas. Mas também pedir ajuda da população para conservar esse serviço”, ressalta Durval, que acompanhou o início da operação nessa segunda, nas ruas Júlio Ribeiro dos Santos, no bairro Canaã, e Antônio Gaia, no bairro De Lourdes.

limpgerall 0011

limpgerall 0001