Cidadão pode retirar guia da Taxa de Sepultamento direto no Escritório dos Cemitérios

A Prefeitura equipou o escritório, que hoje imprime as guias para pagamento de taxa e resolve por lá mesmo a recepção de documentos e a liberação do sepultamento.

O escritório (tel. 3676-9785) que administra os cemitérios fica na avenida Vereador João Narciso, 606 (ao lado da antiga Casemg), no bairro Cachoeira, a cerca de 500 metros de distância do Cemitério São Vicente de Paulo e aproximadamente 1,5 km distante do Cemitério São João Batista.

Antes, o usuário precisava retirar a guia de pagamento no prédio da Prefeitura, ir ao banco (ou lotérica), levar a guia paga no escritório, apresentar documentação, ir ao cemitério para localizar a cova da família, voltar no escritório, percorrendo um longo e demorado caminho.

E isso num momento de extrema fragilidade e tristeza, em que a família está enlutada pela perda do ente querido. E tudo fica mais grave ainda, quando se leva em conta que, com as medidas restritivas impostas ao período pandêmico, o velório não passa de três horas de duração.

Então, ganhar tempo nessa hora é fundamental. Encurtar a distância para uma resolução mais rápida da questão "burocrática", melhor ainda. Por isso, entre o escritório e os cemitérios já se resolve tudo, especialmente se a pessoa consegue pagar taxas pelo aplicativo do banco no telefone celular ou mesmo na agência lotérica mais próxima.

NO CEMITÉRIO VELHO, SEPULTAMENTO SÓ EM COVA DE FAMÍLIA; ABERTURA DE COVAS SOMENTE NO NOVO, MAS ESPAÇOS VÃO SE REDUZINDO

Há quase quatro anos, a Administração Municipal vem procurando um terreno que sirva para as instalações de um novo cemitério urbano.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Durval Mendonça, reconhece a dificuldade de se conseguir uma área dentro do perímetro urbano, o mais próximo possível (para facilitar o deslocamento das famílias) e ainda estar dentro das exigências para licenciamento ambiental.

Distância regulamentar de nascentes, de fios d'água, de córregos, inclinação de terreno e tipo de solo são apenas algumas das exigências que devem estar em conformidade com as normativas que regem o setor. "Se alguém tem um terreno apropriado, uma boa área, que pode ser licenciada (em conformidade com leis ambientais) e tem interesse em negociar, pode procurar a prefeitura", avisa Durval.

CEMITÉRIO PARTICULAR

Uma alternativa para quem pode pagar pelo sepultamento é a instalação de um cemitério particular na cidade. Durval conta que pelo menos um empreendedor manifestou interesse em implementar o negócio. Porém, o secretário diz não saber porque o empreendimento "ainda não decolou".

CEMITÉRIOS RURAIS

Além dos dois cemitérios situados dentro do perímetro urbano, o município ainda administra outros seis cemitérios, nos distritos: Garapuava, Boa Vista, Palmeirinha, Santo Antônio do Boqueirão, Ruralminas e Pedras de Marilândia.

Na cidade, o São Vicente de Paulo e o São João Batista têm seus serviços de manutenção, operacionalização e limpeza terceirizados. A supervisão e a fiscalização ficam por conta da Prefeitura.

Nos distritos, a Prefeitura é responsável pela manutenção e limpeza dos cemitérios.

escemitt 0002

escemitt 0001