Jemg 2022 – Unaí recebe delegações de nove municípios nesta segunda (16/5); jogos começam terça

Cerca de 1.200 alunos-atletas de Unaí, Arinos, Bonfinópolis, Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Riachinho e Uruana iniciam as competições de basquete, handebol, futsal e vôlei na manhã desta terça-feira (17/5). Disputas de xadrez somente na sexta (20), no UAI Hermes Martins. A abertura oficial da etapa microrregional do Jemg 2022 (com apresentação e desfile das delegações municipais e acendimento da pira olímpica) será no Ginásio Poliesportivo Michaelson Mendes Polastrini, no bairro Divineia, nesta terça, a partir das 19h30.

De Unaí, nas modalidades coletivas, participarão as Escolas Estaduais Teófilo Martins Ferreira, Delvito Alves da Silva, Juvêncio Martins Ferreira e Colégio Novo Mundo. Os cerca de 400 alunos-atletas unaienses – com idades que variam de 12 a 17 anos, nas categorias masculina e feminina – foram classificados nas competições da etapa municipal dos Jogos Escolares ocorridas no mês de abril.

Jogos de futsal serão disputados no Ginásio do Divineia, de vôlei no Ginásio do Colégio do Carmo, basquete e handebol na Escola Delvito Alves e xadrez, na UAI Hermes Martins. As primeiras disputas coletivas estão previstas para esta terça (17/5), às 8h.

No sábado, último dia dos jogos, Unaí registrará quais escolas seguirão para a próxima etapa, a regional, a ser disputada em Araguari. Os vencedores de cada etapa vão avançando para a posterior: municipal, microrregional, regional, estadual e federal.

A tabela, com os jogos da etapa Unaí, pode ser acessada no link abaixo:

GASTOS

A etapa microrregional Unaí do Jemg é organizada pela Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) e Secretaria Municipal de Educação (Sejel).

"Nós somos responsáveis por organizar os locais de competição, fornecer água, medicamentos e ambulância, caso alguém necessite de atendimento hospitalar", ressalta o secretário municipal de Esportes, Rubens Galvão Alves Ferreira (Aguiar).

As delegações dos municípios ficarão alojadas em escolas estaduais de Unaí, que oferecerão café da manhã, almoço, lanche e jantar. A estada é custeada pelo Governo de Minas.

A Prefeitura de cada município é responsável pelo transporte dos alunos-atletas (viagem de ida e volta), bem como pela logística de transporte para os locais de jogos dentro da cidade. Para viajar e competir, cada aluno-atleta teve autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

"Será um momento não só de competições esportivas, mas também de lazer, de diversão, de integração regional e confraternização entre alunos", ressaltou Aguiar. O último Jemg foi realizado em 2019, depois veio a pandemia e causou a suspensão do evento.

No boletim oficial do Jemg 2022, está anotado: "Os Jogos Escolares são um espaço democrático de inclusão e respeito, onde todos os estudantes-atletas são bem-vindos". O breve texto traz também um desejo: "que as disputas sejam baseadas na integração e no espírito esportivo, e que o ganhador seja o talento mineiro".

ABERTURA OFICIAL

A etapa unaiense do Jemg 2022 será aberta oficialmente a partir das 19h30 desta terça-feira (17/5). Momento em que as delegações serão recebidas, vão desfilar na quadra e se perfilar. Expectativa da presença de autoridades municipais, organizadores e torcida nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo Michaelson Mendes Polatrini.

Haverá exibição do Hino Nacional, declaração do prefeito Branquinho (ou representante) abrindo oficialmente o evento, entrada da pira "olímpica" (que será transportada por alunos-atletas do vôlei de praia da Escola Juvêncio Martins que avançaram à etapa nacional dos Jogos Escolares em 2019); juramento dos atletas e apresentação de alguma expressão cultural do município de Unaí.

jogespp 0001