Chuvas: Unaí em alerta

Nesta manhã de sexta-feira, 24/12, a vazão na ponte do Rio Preto é superior a 550 metros cúbicos por segundo, conforme leitura do aplicativo Proximidade da Cemig. A vazão normal do rio é de apenas 60 m3/s.¨

No aplicativo também é possível constatar que em Queimados a represa está recebendo 60 m3/s e liberando apenas 12 m3/s.

De acordo com a medição realizada nos equipamentos de meteorologia instalados em Unaí, nas proximidades da AABB, nas últimas 24 horas, o volume de chuva em Unaí foi de 158 milímetros.

Esta Assessoria de Comunicação recebeu informação solicitadas à Hidrelétrica de Queimado, nos seguintes termos: "A operação da UHE Queimado permanece minimizada durante todo o mês de dezembro, visando recuperar o armazenamento do reservatório.

Para o trecho incremental entre a usina e a cidade de Unaí, no dia de ontem, 23/12, ocorreu um acumulado de 94 mm ao longo da noite, o que resultou na elevação da vazão natural do rio de um patamar de 220 m³/s às 20h até um patamar de 464 m³/s às 04h do dia de hoje, 24/12.

Para o restante do feriado, temos possibilidade de chuva ainda na noite de hoje, dia 24/12, com acumulados em cerca de 30 mm. Para os dias 25 e 26/12, as chuvas se concentram mais no estado da Bahia".

POPULAÇÃO RIBEIRINHA DEVE FICAR EM ALERTA

Deve prestar especial atenção ao nível das águas do Rio Preto, e em caso de necessidade acionar o 193, que centraliza os pedidos de socorro.

As equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Secretaria de Obras, Agricultura e Serviços Rurais, Educação, e Desenvolvimento Social, estão mobilizadas pelo prefeito Branquinho para o caso da necessidade de alguma ação de socorro a desalojados, ou desabrigados.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, também atuam em parceria com a Prefeitura para qualquer eventualidade decorrente das chuvas.

Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, se reúnem ainda nesta manhã para deliberar sobre possíveis ações em conjunto em apoio à população em razão das chuvas.

CUIDADO COM AS FAKENEWS

Esse alerta vem do Corpo de Bombeiros, de acordo com o Sargento Rodrigo, que está de plantão nesta sexta-feira, a população deve ficar atenta aos boletins da Defesa Civil e informes do Corpo de Bombeiros, que são oficiais. Os boatos que circulam nas redes sociais, criam confusão e dificultam o trabalho.

EVITEM CONTATO COM A ÁGUA

O Sargento Rodrigo também adverte à população para evitar o contato com a água do rio ou das enxurradas, pois podem estar contaminadas. A abundância das águas torna inevitável o seu contato com o esgoto, e por segurança, recomenda esse cuidado.

chuvas unai