Unaí quer apoio do Conselho Administrativo da Ride, para inclusão do município na Sudeco

- Inclusão na Sudeco garante acesso a benefícios já assegurados para municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Mais uma vez, o prefeito José Gomes Branquinho aproveitou uma reunião com forte representatividade governamental, para solicitar a inclusão de Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande na área de influência da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

Para a inclusão, no entanto, o Projeto de Lei do deputado Paulo Abi-Ackel (apresentado em 2013) precisa ser aprovado em plenário na Câmara Federal. Aí, vai depender dos mais variados apoios, pois além de colocar o projeto em pauta para votação, a inclusão dos mineiros na Sudeco precisa contar com a concordância da Sudeco e a aprovação das bancadas de deputados e senadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

O pleito do prefeito Branquinho ocorreu durante reunião do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride), ocorrida em Brasília, na tarde dessa quinta-feira (5/10). O objetivo central da reunião foi a retomada das atividades do conselho, que estavam “paralisadas” havia cinco anos. Como prefeito de Unaí, Branquinho atua como conselheiro do colegiado.

O Coaride foi instituído por lei para buscar o desenvolvimento e a integração da região, com a redução das desigualdades dos municípios que compõem a Ride. Por meio da aprovação e coordenação de planos, programas e projetos, o colegiado objetiva integrar e unificar os serviços públicos que sejam comuns aos entes federados da Ride, especialmente os 29 municípios de Goiás, quatro de Minas Gerais (Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande) e o Distrito Federal.

O colegiado é composto por secretários executivos de vários ministérios do governo federal, da diretoria da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste), de representantes do GDF, dos governos de Minas Gerais e de Goiás, e prefeitos dos municípios de Goiás e dos municípios mineiros que integram a Ride.

Uma vez acolhidos na Sudeco, Unaí, Arinos, Buritis e Cabeceira Grande poderão acessar os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), com força para alavancar o desenvolvimento regional e atrair novos investimentos e negócios para os municípios.

As políticas para o desenvolvimento regional implementadas pela Sudeco e o FCO garantem incentivos e créditos para que empreendimentos sejam instalados nos municípios integrantes, situação observada nos vizinhos DF e municípios goianos, como Cristalina.

Durante mais de cinco minutos, o prefeito Branquinho explanou os motivos pelos quais Unaí deveria ser contemplada pela inclusão. Um deles é o fato de pertencer à Ride e estar numa região “do agro” com as mesmas características de outros municípios goianos e o Distrito Federal.

coarideel 08

coarideel 02