Cadastro Educação Infantil 2024 – Prazo para cadastramento termina no dia 31 de agosto; Semed estima que menos da metade dos alunos "esperados" foram cadastrados

Desde o início do mês de julho, a Secretaria Municipal de Educação de Unaí (Semed) está convocando pais, mães e responsáveis legais por crianças de zero a cinco anos (que estão fora da escola) para o cadastramento escolar dos filhos candidatos a estudar na rede pública municipal de educação infantil (berçário 1 e 2, maternal, 1º e 2º períodos) no ano que vem. Até essa quarta-feira, 23/8, foram 316 cadastrados. Nem metade dos candidatos, segundo estimativas da Semed.

Apesar de bem abaixo da expectativa, ainda assim os números deste ano já superaram os de 2023. Responsável pelo cadastro, a secretária escolar Nara Lepesqueur Souto concorda que “a demanda está pouca”, mas diz acreditar que o número de alunos cadastrados pode chegar a 400 até o dia 31/8.

Os anúncios sobre o cadastro escolar 2024 estão sendo divulgados desde o início de julho em carros de propaganda volante, nos meios de comunicação tradicionais (rádio e televisão) e nas mídias sociais e aplicativos de mensagens oficiais da Prefeitura de Unaí na internet.

Ainda dá tempo. Para fazer o cadastro, interessados que tenham filho em idade para ingressar na educação infantil (creche de 0 a 3 anos) e pré-escolar (4 e 5 anos) devem procurar a sede da Secretaria de Educação (rua Natal Justino da Costa, 684), portando documento pessoal com foto (original e cópia), certidão de nascimento da criança (original e cópia) e comprovante de endereço atualizado (original e cópia).

Nara observa que não foi ventilada a intenção de prorrogar o período de cadastramento dos alunos que vão ingressar na educação infantil no ano que vem. Nesse caso, quem deseja garantir vaga (na escola mais próxima da residência), precisa correr, porque o prazo se encerra em cinco dias úteis.

Para mais informações, ligar na Semed (9.9828-4990).

PARA QUE CADASTRO?

Nara responde que o cadastro escolar é um levantamento de demanda, para programar a inserção dos alunos nas escolas disponíveis. “Esse levantamento vai permitir ‘zonear’ cada aluno para a escola mais próxima de sua casa”, explica, observando, no entanto, que o cadastramento não significa garantia de matrícula.

Ela informa que “a partir do dia 31, as listas estarão afixadas no saguão da Secretaria de Educação, informando para o pai, mãe ou responsável para onde os alunos foram encaminhados”. Aqueles que não fizeram o cadastro entrarão numa lista de espera. “Temos hoje uma lista de espera muito grande”, comenta Nara.

A matrícula do aluno na escola para a qual foi destinado (conforme cadastro) será feita em outro momento, estabelecido por cronograma já elaborado pela Semed. A previsão inicial é de que as matrículas ocorram no mês de novembro (de 6 a 24).

SE FOR PRECISO, MUNICÍPIO ALUGARÁ IMÓVEIS

Como não será admitida nenhuma criança fora da escola, a regra é alocar o aluno na escola mais próxima de sua residência, conforme demanda. Se não tiver vaga, na segunda mais próxima. E assim, sucessivamente. “Oferecemos escola para todos, mas nem todos estão na escola”, observa Nara.

E o pai, mãe ou responsável de “quem está fora” deveria providenciar o ingresso, especialmente do aluno de 4 e 5 anos, cuja matrícula e manutenção na escola é uma obrigação familiar prevista em lei.

Desde 2010 cuidando do cadastro e do zoneamento escolar, Nara diz acreditar que mesmo com a inauguração das novas creches (algumas em meio à construção, outras em fase final de acabamento), o município ainda terá de alugar imóveis (um segundo endereço de uma mesma creche) para atender toda a demanda dos alunos “que estão fora”.

“O que é mais complicado hoje é o atendimento de crianças de zero a três anos, porque os pais precisam sair para trabalhar e deixar as crianças na creche”, revela a secretária escolar, ao observar que “no ano passado, a maior demanda foi do bairro Cachoeira”. Só depois de vencido o prazo para o cadastro, chegou a demanda de alguns bairros mais distantes do Centro.

DO OUTRO LADO DA PONTE

Neste ano, a Semed está criando uma logística bem diferente com relação aos bairros do outro lado da ponte, região que mais cresce. A intenção é que os moradores daqueles bairros sejam atendidos lá.

A maior parte das demandas por educação infantil será atendida na creche Branca de Neve, em fase final de construção no bairro Mamoeiro.

Um segundo endereço da Branca de Neve funcionará no bairro Água Branca, para atendimento principalmente de alunos de maternal (1º e 2º períodos, para alunos de 4 e 5 anos).

NA ZONA RURAL

De acordo com Nara Lepesqueur, não há levantamento na zona rural, porque lá é uma obrigação do município atender todas as demandas por educação infantil, obrigatoriamente a pré-escola (1º e 2º períodos).

E esse segmento é ofertado nas Escolas Municipais Adélia Rodrigues (Chapada), Eva Maria Vieira (Palmeirinha), Nossa Senhora de Fátima (Ruralminas), Santo Antônio (Boqueirão), Terezinha Rezende (Chapadinha), Padre José de Anchieta (Curral do Fogo), Bom Jesus (Garapuava).

cadescoll 01