Abertura do Ano Letivo 2023: por uma escola unaiense mais inclusiva, equitativa e qualificada – compromissos assumidos para o futuro da educação

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Estudar muito, buscar conhecimento/parcerias e desenvolver nas escolas da rede municipal de ensino de Unaí a execução de ações de inclusão, equidade e qualidade são centrais para alimentar esse novo olhar e impulsionar a escola para os novos tempos e para o futuro.


Esse o compromisso assumido pela Secretaria Municipal de Educação de Unaí (Semed) para pactuação com toda a rede municipal de ensino e que nortearão as ações nos próximos anos. “Não para os próximos dois anos”, como mencionou o secretário Zeuman de Oliveira e Silva (Educação) durante a abertura do evento, “mas para a próxima década”.


Para conseguir atingir os objetivos, Zeuman disse acreditar em ações de construção coletiva, envolvendo especialistas, diretores escolares e, principalmente, os professores (principais agentes de transformação), todos tendo o braço da Semed (e até o gabinete do prefeito) como apoio.


Visões e valores da Educação para serem executados nos próximos anos foram a principal tônica dos discursos, apresentações (como a dos alunos com deficiência da Escola Glória Moreira), propostas e palestra realizados durante o evento de abertura do Ano Letivo/Escolar 2023, na manhã dessa quarta-feira (1º/2). O evento reuniu cerca de 1.000 servidores da rede municipal de ensino (professores na maioria) no Salão Rural do Parque de Exposições.


Além de toda a rede municipal, o ato contou com representações da Superintendência Regional de Ensino (gestão da rede estadual), Conselho Municipal de Educação, Associação das Pessoas com Deficiência de Unaí (Adefiu) e Associação das Mães – mães atípicas – e Amigos dos Autistas de Unaí (AMAA).


INCLUSÃO


Ao se dirigir ao público, o secretário Zeuman manteve o fio condutor de seu discurso atrelado ao tema central proposto como desafio para ação e execução no ano escolar: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação”.


“Olha a força desta palavra. A importância da inclusão (criar e manter a política pública da escola inclusiva) está nas nossas mãos”, enfatizou o secretário, fazendo um chamamento aos especialistas, diretores escolares e, principalmente, aos professores.


“Temos de criar momentos de estudos sobre esse tema (inclusão). Nós temos de avançar, não podemos perder a oportunidade de crescer na convivência direta com os alunos com deficiência. Não podemos perder a oportunidade de crescer com eles, aprender com eles”, observou Zeuman.


Ele explicou que as ações de inclusão precisam estar fundamentadas em muito estudo, e não devem ser feitas na base do “eu acho”, do “eu imagino”. O avanço, segundo ele, deve ser fruto da construção coletiva, que deve ser fundamentada no conhecimento sobre o tema. E para a implementação efetiva, muito estudo, muita capacitação, muita parceria.


EQUIDADE


Ao mencionar a questão da equidade na escola, Zeuman explicou que “equidade não é tratar a todos como iguais, mas tratar a todos com justiça, e ofertar oportunidade para todos crescerem e se desenvolverem, respeitando as particularidades de cada um”.


Para o secretário, é necessário que a escola perceba o grau de vulnerabilidade dos alunos que mais precisam do apoio escolar. “Essa percepção passa por você especialista, passa por você diretor, passa por você professor”.


Ele fez referência especial à ação do professor: “não há transformação que não passe pelas mãos do professor”. Segundo Zeuman, que também é professor, é necessário que a classe mostre à sociedade que vale à pena, que a profissão precisa ser valorizada.


Como professor, o secretário reconheceu como justa a luta da classe por melhores salários e por melhores condições de trabalho. Mas também admitiu a necessidade da busca constante por capacitação, pela busca por união para uma construção coletiva.


“Assumam... sejam protagonistas nas suas escolas. Escutem os pais, as mães. Escutem os alunos. Criem métodos para que os alunos possam se manifestar na escola, como grêmios e lideranças estudantis. Temos de exercitar a democracia nas escolas. E vocês têm um braço na Semed, para dar o apoio que necessitam para desenvolver as ações”.


QUALIDADE


Qualidade. Esse o outro subtema abordado por Zeuman em discurso. Segundo ele, há muita coisa boa sendo desenvolvida nas escolas da rede pública, tanto estadual, quanto municipal. “E isso precisa chegar ao conhecimento da sociedade”, assinalou.


Ele citou, por exemplo, o trabalho desenvolvido pela inclusão dos alunos com deficiência da Escola Municipal Glória Moreira (no bairro Canabrava). “Tem muita coisa boa chegando das escolas para nós”. E todos os casos de sucesso, as ações exitosas – Zeuman explica – são fruto de trabalho coletivo em busca do melhor resultado.


E alcançar a qualidade almejada na educação, na opinião do secretário, vai envolver o trabalho conjunto com participação de uma variada gama de atores. “Se não tivermos os conhecimentos necessários aqui, vamos buscar fora. Se não sabemos, vamos buscar parcerias. Se eu não sei, pergunto quem sabe. Não podemos ter medo de errar. Vamos errar, mas vamos tentar novamente, até acertar”.


Para o secretário, a união de todos em busca de resultados comuns é o mandamento número 1 para formar uma educação de qualidade. Segundo avaliou, um trabalho conjunto entre professores das redes pública e privada faz parte dessa construção coletiva com vistas à melhoria na educação.


“Não existe (ou não deveria existir) o professor do Estado, o professor do Município, o professor da rede privada, funcionando separadamente. Existe é o professor de Unaí. E um precisa dar a mão ao outro, para uma construção coletiva”.


Ao finalizar sua fala, o secretário Zeuman destacou uma frase de ação que, segundo ele, adota para sua vida: melhorar 1% a cada dia. “Porque ninguém está pronto. Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém sabe mais do que ninguém. Temos de aprender dia após dia. Vamos construir juntos”.

 

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