Aniversário de 80 anos de Unaí – atividades para todas as idades, com muita alegria

Ninguém que se dispôs a celebrar a data ficou de fora. Crianças (acompanhadas de pais e mães) e jovens de todas as idades (inclusive os da melhor idade) aproveitaram a valer o fim de semana da passagem do aniversário de 80 anos de Unaí, comemorados nessa segunda-feira, 15 de janeiro, feriado municipal.

Depois de uma noite de sexta e sábado dedicadas ao forró (para a melhor idade) e um domingo devotado ao esporte e ao lazer da juventude, a segunda-feira (dia do aniversário do município) transformou-se no dia da criançada.

Isso porque a praça JK (da Prefeitura) virou um grande parque de diversões. Os brinquedos infláveis não deram conta, sozinhos, de aplacar tanta alegria. Totó e outras brincadeiras completaram a "algazarra".

A pipoca e o algodão doce eram “honras da casa”, distribuídos gratuitamente. A cabine fotográfica garantiu os registros que acompanharão muitos vida afora.

Mas, para a criançada, não parou por aí. Durante a parte oficial das comemorações, tarde-noite de segunda (15/1), um mega-show vindo diretamente da Bahia encantou e mexeu com o imaginário dos pequenos e de quantos mais os acompanhavam: pais, mães, avôs, avós, tios, tias.

E ainda não acabou. Atividades como música, teatro, capoeira, muito lazer e diversão, distribuição de pipoca e algodão doce continuarão nos bairros (praças e quadras da cidade) até o dia 28 de janeiro. Programação pode ser acompanhada nas mídias sociais da Prefeitura.

Mesmo com uma variada gama de atividades, a coordenadora geral da festa, secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo) lamentou não ter tido “mais recursos” para marcar a data. Ela atribuiu a limitação de recursos a “obstáculos no orçamento” municipal neste início de ano.

Tal situação (orçamento engessado e reduzido) impediu, por exemplo, que grande parte das atividades fosse realizada no Parque de Exposições ou que fossem contratados cantores e bandas locais, carreta da alegria, entre outros atrativos que, na opinião da secretária, fizeram falta para o evento ser mais completo.

‘AQUI VIVE UM POVO FELIZ’ – GRATIDÃO

Durante a parte oficial das comemorações na Praça JK (tarde-noite de segunda), o prefeito José Gomes Branquinho (em pronunciamento) se disse “muito feliz” e com o coração “cheio de gratidão”, por estar à frente da administração de um município “tão extraordinário e em constante crescimento”.

“O povo de Unaí tem um coração enorme. Nossa sociedade é diferenciada. Nós acolhemos muito bem. Unaí é terra de todo mundo, aqui não tem bairrismo, família tradicional, isso não existe aqui”, ressaltou o prefeito, observando que a população de Unaí faz jus a uma passagem retratada na letra do hino municipal: 'nesse pedaço de chão brasileiro encontra-se um povo feliz'.

Luciana Navarro também externou sua gratidão de viver há 40 anos nesta “cidade próspera e acolhedora”, de onde, segundo ela, não pretende sair mais. “Estamos aqui para mostrar nossa gratidão, que pode ser vista pela decoração da praça”.

Gratidão também foi o termo utilizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Arara, ao se pronunciar sobre os 80 anos de Unaí, onde seus pais chegaram (e se casaram) na década de 1950 e onde nasceram os dois filhos dele.

SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS

Branquinho aproveitou o momento para ainda expressar sua gratidão aos mais de 2.500 servidores da Prefeitura. “Porque são eles que fazem as coisas acontecerem lá na ponta. O prefeito só puxa o cordão, mas quem executa são eles”, explicou.

O prefeito agradeceu ainda aos servidores do Saae (Serviço Municipal de Saneamento Básico) “que nos fornecem água de qualidade, coletam o nosso esgoto, realizam um trabalho 24 horas por dia, de segunda a segunda, assim como ocorre no nosso Hospital Municipal”.

E entre todos os servidores municipais de Unaí, Branquinho destacou os que se aposentaram em 2023 que, durante o ato oficial, foram homenageados pela Prefeitura e pelo Instituto Previdenciário dos Servidores Aposentados (Unaprev).

“Vocês podem pôr a cabeça no travesseiro e dormir sossegados, porque estão amparados por um instituto sólido, muito bem cuidado pelos servidores, pela diretoria, pelos conselheiros do Unaprev”, assinalou o prefeito, antes da entrega dos certificados de Reconhecimento Público pelos serviços prestados.

As homenagens, e o agradecimento, foram estendidos às entidades e associações da sociedade civil organizada, parceiras da Prefeitura. Estatuetas fixadas na praça representavam uma por uma essas 32 organizações, todas nomeadas e reconhecidas no trabalho de parceria que desenvolvem.

OS PARABÉNS E O BOLO

Como não poderia faltar num evento público de celebração, a Banda Municipal Lira Capim Branco brindou os presentes com uma exibição de gala, ao tocar hits marcantes do cancioneiro nacional. Sob a batuta do maestro Elias Pires, executou ainda o Hino Nacional e o Hino de Unaí.

Antes dos “parabéns”, um mega-show para a criançada e, porque não dizer, também para os adultos. Um grupo da Bahia que roda o Brasil levando seus personagens cinematográficos (como Hulk, Homem-Aranha, turma do Mickey, transformers, entre outros) mexeu com o imaginário de crianças “de todas as idades” e envolveu a praça JK numa atmosfera de puro encantamento.

Depois do “encantamento”, os maestros Elias (voz) e Cléber (teclado) deram o tom dos “parabéns”, enquanto o prefeito Branquinho, em companhia da esposa, Neuzani, carregava o bolo. Claro que um bolo simbólico, já que o “prato principal”, que logo seria distribuído ao público, pesava cerca de 120 kg. Para receber um pedaço do bolo dos “80 anos”, longa fila se formou. Deu para quem quis.

niv80 09

niv80 08