Boqueirão 2023: Concurso de Estandartes de Santo Antônio elege vencedores

O evento (em 13 de junho, dia do santo) faz parte do calendário oficial das festividades da Romaria de Santo Antônio do Boqueirão, que este ano completou 275 anos, e já consta no Mapa do Turismo Brasileiro. Uma comissão julgadora formada por indicados pela Prefeitura, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Câmara Municipal, Associação dos Romeiros (Arsab) e o voto popular (quinto voto) definiram os estandartes vencedores: primeiro mais votado foi o estandarte de Meiriane Fernandes; segundo colocado ficou com o trabalho de Rodolfo Coimbra; e o terceiro mais votado foi o estandarte de Roseni Soares.

A premiação dos vencedores corre por conta da paróquia. O 1º lugar recebe R$ 1.200,00, o 2º fica com R$ 700,00 e o terceiro, com R$ 400,00. À Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) – por meio do Museu Municipal – coube tratar da parte burocrática (como lançamento de edital público do concurso e recebimento de inscrições) e a organização geral do evento.

Dos 12 trabalhos inscritos em 2023, dez foram apresentados e ficaram expostos em área do “museuzinho”, anexo do Museu Municipal que a Sectur instala no Boqueirão por ocasião da Festa de Santo Antônio. O concurso, nascido em 2018, é fruto de parceria entre a Prefeitura de Unaí e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e já foi integrado ao calendário oficial de eventos do município.

Além da comissão julgadora (4 integrantes), a população pode participar da escolha do melhor trabalho, por meio do voto popular (5º voto). Os estandartes ficam expostos à apreciação pública, e os visitantes são estimulados a dar seu voto. Uma urna é instalada no local no dia 10 e fica até o meio-dia de 13 de junho, quando é aberta e somados os votos.

Neste ano, a Prefeitura indicou a gestora do Circuito Turístico Noroeste das Gerais, Lucinaia Diniz, como integrante da Comissão Julgadora do concurso. “Ela veio conhecer a festa. Visitou os acampamentos, foi à igreja antiga, viu o local onde ficam os carreiros. Mostramos a ela também fotos dos variados eventos da romaria. Ela gostou muito, inclusive do museuzinho”, contou a secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo).

A Festa de Santo Antônio do Boqueirão já foi introduzida no Mapa do Turismo Brasileiro e nas páginas da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais. A interlocução é feita pelo Circuito Turístico Noroeste das Gerais.

estandartess ascom unai006

estandartess ascom unai001