Agraciados os comendadores de Santo Antônio do Boqueirão 2023

As comendas foram entregues em ato oficial realizado no distrito, na tarde dessa terça-feira, 13 de junho, dia do santo, a cinco personalidades que engrandeceram a romaria com seu trabalho e presteza. A honraria foi instituída pela Lei 2.325, de 30/08/2005, e regulamentada pelo Decreto 3.411, de 29/12/2006.

Os agraciados são indicados, anualmente, pela Prefeitura, Câmara Municipal, Associação dos Romeiros de Santo Antônio do Boqueirão (Arsab) e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. São, no máximo, cinco indicações por ano, uma de natureza póstuma (conferida à família do homenageado).

Em 2023, os comendadores são Acir José Coimbra (indicação da Câmara), Marquelíseo Aparecido de Faria (indicado pela Prefeitura), Waldemar Gomes da Silva (Paróquia), Waldir Morais Andrade (Prefeitura) e Waldir Souza Ramos (“in memorian” – homenagem póstuma feita pela Arsab).

ACIR JOSÉ COIMBRA

Quando veio a primeira vez à romaria, contava seis meses dentro ainda do ventre materno. Chegou ao Boqueirão em carro de bois, veículo que transportava a família até o distrito. A tradição da família na romaria remonta ao bisavô de Acir José Coimbra. E vai passando de pai para filho. Já chegou na sexta geração de romeiros.

MARQUELÍSEO APARECIDO DE FARIA

Sua relação com o Boqueirão é “antiga e forte”. Começou com a equipe de trabalho que reformou a sede da Arsab, onde ficou por alguns meses. Pronto. Criou laços com o Boqueirão e acendeu a crença em Santo Antônio, de quem se tornou devoto.Marquelíseo já foi responsável pelo estacionamento no distrito, ajudou na organização e, hoje, como secretário municipal de Serviços Rurais, é peça fundamental na manutenção da estrada de acesso ao Boqueirão.

WALDEMAR GOMES DA SILVA

Possui uma intensa vida paroquial. Tem a romaria como paixão. Espera com ansiedade o ano todo, para poder ajudar e participar da festa religiosa. Os primeiros contatos com o Boqueirão foram indiretos: por meio de romeiros que passavam pela fazenda Pico, onde morava, e servia de pouso. Sua casa era ponto de descanso dos romeiros. A primeira vez que veio ao Boqueirão foi de bicicleta.

WALDIR MOREIRA DE ANDRADE

Com serviços prestados no Boqueirão desde 1985, Waldir acentua a importância de sua mãe, dona Lia, para que ele mantivesse a tradição de frequentar a romaria. Dona Lia, que tinha devoção, fé e verdadeira paixão por Santo Antônio, frequentou a romaria até o último ano de sua vida e foi uma fundamental inspiração para Waldir.

WALDIR SOUZA RAMOS (IN MEMORIAN)

Nascido e criado no Boqueirão, um apaixonado pela festa e romaria. Sempre ativo na organização do distrito, trabalhou na distribuição das barracas e, junto com os irmãos, organizava pequenos mutirões para manter o distrito bem cuidado. Apreciava a chegada dos carros de bois e, sempre que podia, cavalgava ao encontro das comitivas, dando as boas-vindas da recepção. Ajudava na confecção das fogueiras e organizava a descida dos mastros.

comendd ascom unai002

comendd ascom unai001