79 anos de Unaí – Momento cívico é marcado por homenagem a servidores aposentados em 20, 21 e 22

O Salão Rural do Parque de Exposições foi o palco de realização do momento cívico que marcou o 79º aniversário de emancipação político-administrativa do município. No principal ato público oficial desse domingo (15), dia do aniversário, Prefeitura e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Unaí (Unaprev) promoveram entrega de Certificado de Reconhecimento Público aos servidores aposentados da Prefeitura, Câmara Municipal e Saae (Serviço Municipal de Saneamento Básico), em 2020, 2021 e 2022.

A homenagem faz parte do calendário oficial das festividades do município. A cada ano, no dia do aniversário de Unaí (feriado municipal), servidores aposentados no ano anterior recebem esse certificado durante o momento cívico das festividades comemorativas. Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a solenidade não fora realizada em 2021 e 2022, acumulando as entregas para esse domingo (15).

Com isso, este ano a “entrega” deu-se de forma diferente dos anteriores. Os homenageados não foram chamados um a um (em frente ao dispositivo das autoridades) para receber o “documento” e posar para a foto oficial “individualmente”.

Dessa vez, receberam o certificado (nas mesas de recepção e registro de presenças) logo na sua chegada, ao adentrarem o salão. As fotos, para o registro oficial, foram feitas em grupo, conforme o ano da aposentadoria. O homenageado que desejasse, poderia, ao final da solenidade, requerer uma foto “individual” com o prefeito Branquinho.

Ao final, porque antes houve o “Parabéns a você (Unaí)”, executado pela banda e acompanhado pelas dezenas de vozes presentes, e o corte e distribuição do bolo de 120 kg, que contou com o auxílio das casas rotárias (Rotary Club).

Toda a solenidade teve acompanhamento musical da Banda Municipal Lira Capim Branco que, sob a batuta do maestro Elias Pires, executou o Hino Nacional, o Hino Municipal e músicas do cancioneiro popular.

O prefeito José Gomes Branquinho (acompanhado pela primeira dama do município, Neuzani Soares Branquinho) e a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Navarro (coordenadora-geral das festividades) receberam as seguintes autoridades para composição da mesa:

vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Valdmix Silva (representando a Presidência da Casa Legislativa); diretor-geral do Saae, Alino Pereira Coelho; assessor jurídico do Unaprev, José Eustáquio Ferreira Júnior (representando a Presidência do Instituto); diretor-geral da Paoj, Sílvio Pereira Cardoso (representando a Polícia Penal); e José Alberto Martins Rafael (representando os aposentados).

nivermatt 0007

nivermatt 0008