Extensa programação marca comemorações do aniversário de 79 anos de Unaí

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Shows musicais, atividades artístico-culturais, competições esportivas, brincadeiras para a criançada, celebrações religiosas e momento cívico marcam o fim de semana comemorativo do aniversário de 79 anos de emancipação político-administrativa do município de Unaí, que serão completados neste domingo, 15 de janeiro. As comemorações estão previstas para a noite desta sexta-feira (13/1), dia e noite de sábado e domingo, no Parque de Exposições. Já as competições esportivas (futsal e futevôlei) serão disputadas em arenas próprias.


O Parque de Exposições será o principal palco das celebrações, porque o espaço tem as estruturas necessárias (fechamento, palco fixo, camarim para receber os artistas, banheiros fixos, segurança ostensiva, licença do Corpo de Bombeiros) para atender as exigências de proteção pública e sanitária. Barracas padronizadas para venda de alimentos e bebidas também estarão espalhadas pelo parque.


E, em caso de chuva, a estrutura do parque assegura maior proteção aos presentes, ante a realização feita na Praça JK, por exemplo, que demandaria uma série de providências, com mais burocracia, mais custo de tempo e de dinheiro.


OFICIAL


A parte oficial do aniversário de Unaí terá um momento cívico na manhã de domingo, previsto para as 10h, logo após a missa. A Banda Municipal Lira Capim Branco toca o Hino Nacional, o Hino Municipal e abre espaço para os pronunciamentos oficiais.


Na sequência, a banda faz o acompanhamento musical da solenidade de entrega de Certificado de Reconhecimento “pelos serviços prestados” a 120 servidores públicos municipais aposentados (da Prefeitura, Câmara e SAAE) nos últimos três anos (número acumulado durante a pandemia, que impediu a realização desse tipo de evento).


Depois, o “Parabéns a você (Unaí)” será entoado em torno de um bolo de 120 quilos, iguaria que será confeitada dentro do próprio Parque de Exposições. O confeiteiro chegará ao parque às 4h da madrugada, para começar “sua obra”. Para a distribuição do bolo, a PMU convidou membros das casas rotárias de Unaí (Rotary Club).


Assim como o Rotary Club, outras entidades (beneficentes, sem fins lucrativos) também foram convidadas para tomar parte na festa: Apae, Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, CEM, Associação Natal Justino da Costa, Cepasa poderão usar uma “cozinha” do Parque de Exposições para preparar e vender alimentos da culinária típica.


A coordenadora geral do evento comemorativo dos 79 anos de Unaí, secretária Luciana Navarro (Cultura e Turismo), afirma que o prefeito Branquinho determinou que fossem valorizadas as “pratas da casa”, ao justificar a escolha dos artistas e agentes culturais que terão participação, como no caso dos shows musicais. “Todos unaienses”, frisa.


Todos os artistas participantes, ela explica, são cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). E para selecioná-los para os shows, apresentações, exposições, o município seguiu o critério de representatividade nos fóruns que têm assento no Conselho Municipal de Políticas Culturais.


Artes visuais, artes cênicas, dança, música, artesanato, literatura, culturas populares, cinema, artes plásticas. Todos serão representativos nas atividades comemorativas do aniversário de Unaí. Porém, o segmento musical tem 110 cadastrados na Sectur, quantitativo impossível de ser contemplado em sua totalidade nas apresentações.


Então, o critério utilizado para selecionar quem faria os shows musicais foi o mais difícil e delicado, segundo Luciana. Trata-se de pouca agenda para encaixar um excesso de artistas. Uma seleção criteriosa seria necessária. Músicos teriam de estar devidamente cadastrados e apresentar um portfólio de seus trabalhos.


Para a seleção dos que se apresentariam, a coordenadora reuniu-se com a diretoria de música da Sectur, os maestros (titular e adjunto) da Banda Municipal e professores da escola de música, e com o responsável pela empresa contratada pela Prefeitura para fazer a gestão do projeto unaiense Música em Movimento que, entre outras atividades, promove a música nas feiras.


“Com o projeto Música em Movimento, a gente tem contemplado número expressivo de músicos cadastrados na Sectur com atividades ao longo do ano”, explica Luciana. Apresentações musicais são promovidas todas as semanas. Nas feiras, por exemplo. São, no mínimo, cinco apresentações semanais com músicos diferentes.


PROGRAMAÇÃO GERAL


SEXTA, 13


Um aulão de zumba abre as festividades, nesta sexta (13/1), no Parque de Exposições, às 18h30. Os cinco professores de zumba que atuam em projeto da Secretaria de Esportes (Sejel) estarão presentes. Enquanto isso, o pessoal do artesanato já estará com o material exposto no parque.
A partir das 20h, a Banda Brito promete agitar o Forró da Melhor Idade, no Salão Rural do Parque de Exposições. A turma vai poder se esbaldar até a meia-noite.


Ao mesmo tempo, o palco principal do parque receberá os primeiros shows musicais. A partir das 20h, artistas e bandas ocupam o palco, nesta sequência: Rocknejo (rock + sertanejo), Danilo Costa (pegada mais de rock), Thiago de Paulo (mais pagode) e Fabrício de Melo (mais rock).


SÁBADO, 14


Um dia inteiro de atividades, que começam às 10h. Exposição de artes plásticas e de artesanato marcam a abertura do dia no segmento de atrações culturais.


No esporte, será um dia inteiro de competições: jogos do torneio de Futsal sub-17 no ginásio poliesportivo do Divineia (12 equipes disputam o título) e partidas de futevôlei na arena Studio Fit, da rua Natal Justino da Costa, a partir das 8h, envolvendo 68 duplas, que devem disputar 130 partidas.
Os campeões do futsal só serão conhecidos na tarde de domingo. Já a dupla campeã do futevôlei, ainda no sábado.


No tatersal do Parque de Exposições, quatro artistas plásticos unaienses foram convidados a “fazer sua arte” ao vivo, em tempo real: Edgar Santana, Alisson, Juan e Shanátus. Quem for, verá.


Às 14h, o grupo teatral Fênix, faz sua apresentação no tatersal do parque, onde também o grupo de teatro Cia Pé na Estrada se apresenta, a partir das 15h. E, também a partir das 15h, a criançada vai poder se divertir a valer com os brinquedos, escultura de balão, pintura de rosto, comendo muita pipoca e algodão doce. Pura diversão no quiosque.


Quando a tarde de sábado chegar ao fim, seis grupos de capoeira de Unaí mostrarão sua arte e suas expressões culturais. Todos juntos, numa grande roda.


A noite de celebrações começa com um culto evangélico, no Salão Rural, às 19h30. Enquanto isso, membros do grupo de danças Black Dance Style iniciam o aquecimento para abrir as atividades artístico-culturais no palco principal.


Palco que depois recebe os cantores Fátima Luna (sertanejo e MPB), Luana Raquel (Sertanejo e MPB), Gabriella Caetano (Sertanejo e MPB), Ronaldo di Paulo e João Carlos (sertanejo raiz), Wellerson Fernandes (sertanejo e MPB), Bruno e Delluca (sertanejo). A previsão é de que se apresentem nesta sequência.


DOMINGO, 15 (DIA DO ANIVERSÁRIO)


A missa, às 9h, com presença da folia de reis e catira, abre as festividades do domingo, no Salão Rural do Parque de Exposições.


A partir das 10h, terá início o momento cívico das celebrações, com a presença da Banda Municipal Lira Capim Branco, pronunciamentos oficiais, homenagem a servidores municipais aposentados e o tão esperado “parabéns a você (Unaí)”, com distribuição do bolo de 120 quilos.


No Ginásio Poliesportivo (Divineia), serão realizadas as partidas semifinais do torneio de futsal, às 10h e 11h. A final está marcada para as 15h, no mesmo local.


Exposições de artesanato, e uma demonstração “ao vivo” dos artistas plásticos (Edgar Santana, Alisson Oliveira, Juan e Shanátus) poderão ser acompanhadas a partir das 10h, no Tatersal do parque.
O mesmo tatersal recebe o grupo teatral Kírius, para apresentação às 14h. A seguir, a partir das 15h, é a vez da Academia Estrela D’Alva fazer sua exibição teatral.


No quiosque do parque, pipoca e algodão doce para a criançada, que poderá se divertir com muitas brincadeiras, escultura de balão e pintura de rosto. É das 15h às 19h.


No domingo, as apresentações de música e dança no palco principal começam mais cedo, às 16h. sobem ao palco, abrindo as atividades, os dançarinos do Survive of Streets.


A parte musical vem na sequência: o Impacto Sonoro (grupo de rap) dá seu recado logo na abertura. Depois passa a vez para os grupos de pagode Chega Mais e Simplicidade.


Por volta das 19h, Samara Salles sobe ao palco para cantar músicas de MPB e sertanejo. Em seguida, a dança volta com o grupo Black Dance Style. Depois, mais música com Osmar e Adriano (sertanejo raiz) e Bruno Henrique (sertanejo). A noite termina com o show de Mattho Grandi & Matheus (tocando sertanejo universitário).


A programação detalhada (e com algum complemento de última hora) pode ser conferida nos cards e informativos da Prefeitura de Unaí, publicados nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens.

 

unaiftt 0001




top