Concurso de Estandartes de Santo Antônio chega à 3º edição e já integra parte cultural da romaria

A iniciativa de realizar o concurso de estandartes de Santo Antônio nasceu de uma conversa entre a secretária municipal Luciana Navarro (Cultura e Turismo), o diretor do Museu Municipal, Luiz Anselmo de Sá, e o frei Geraldo D'Abadia, titular da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, responsável pela romaria. A ideia do concurso foi ampliar o aspecto cultural da festa no Boqueirão.

Nesses 274 anos da romaria, o concurso de estandartes chegou à sua 3ª edição. "Não tem mais volta. O concurso já faz parte da festa. Muita gente gostou e elogia", comemora Luciana Navarro.
Neste ano, foram dez estandartes concorrentes. A iniciativa tem movimentado muita gente. E cada candidato tem liberdade de criação, observando apenas o padrão nas dimensões.

A escolha dos três "melhores" sai da votação de quatro jurados (um indicado pela Prefeitura, um pela Câmara, outro pela Paróquia e um quarto indicado pela Associação dos Romeiros). O quinto voto é do público e, neste ano, foram somados mais de 800.

Os estandartes são expostos em tenda da Prefeitura montada no Boqueirão, onde o visitante pode apreciar os trabalhos e depositar seu voto em urna.

A ideia dos organizadores é ampliar o concurso nos próximos anos, a fim de que visitantes das diversas cidades que vêm à festa possam participar. "Uma participação mais regionalizada", afirma a secretária de Cultura e Turismo.

VENCEDORES

A premiação dos trabalhos selecionados é concedida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O estandarte de Mari Durães foi o campeão de votos em 2022, e a autora recebeu um prêmio de mil reais; o segundo melhor classificado foi o trabalho de Silvana Lourenço, que recebeu o prêmio de 500 reais; e o terceiro prêmio, de 300 reais, foi para Laudelina Maria Rodrigues.

O 1º e o 3º lugares são trabalhos de integrantes da Associação dos Artesãos de Unaí. O 2º colocado é obra de uma residente do Abrigo Frei Anselmo.

"Os três estandartes campeões viram patrimônio do Museu Municipal de Unaí, passam a constituir o acervo permanente do museu", explica Luciana Navarro. E quem não foi ao Boqueirão ainda pode conferir não apenas os vencedores (desta e das edições passadas), mas também os dez trabalhos que concorreram este ano. Estão expostos no Museu Municipal de Unaí.

Luciana elogia a "qualidade dos trabalhos" e revela que a ideia é levar os estandartes campeões de todas as edições da romaria para o santuário "velho", no próprio distrito do Boqueirão.
Segundo ela, o santuário tem um espaço próprio para receber os estandartes. "Estamos conversando com a Igreja, vamos selecionar alguns para ficar lá, a partir do ano que vem".

estandart 0001

estandart 0002