Oficina com especialistas e novos registros da cultura popular fortalecem patrimônio cultural de Unaí

logo pmu only


Toggle Bar

portal cidadao menu

acesso informacao minibanner

Pin It

Pensar e discutir o patrimônio histórico e a cultura tradicional unaiense, em especial o patrimônio imaterial, trocando experiências e estimulando atitudes de proteção aos bens patrimoniais locais. Esse o principal objetivo da Oficina de Registro e Promoção do Patrimônio Cultural, realizada no Museu Municipal de Unaí, no último 4 de julho.

 

A oficina foi ministrada pelo documentarista e arte-educador Marcelo Eme e pelo historiador Felipe Matos, integrantes da empresa Scientia Consultoria Científica, que trabalha com gestão de patrimônio e educação patrimonial. A promoção é parte do Projeto Integrado de Educação Patrimonial da Linha de Transmissão de Energia Elétrica (CC) 800 kV da Xingu – Terminal Rio e Instalações Associadas.

 

"Quando a empresa passa com a rede elétrica nos municípios, eles levantam os bens patrimoniais (histórico, material e imaterial) locais e chamam a sociedade para apresentação de um relatório. A gente aproveitou o momento para fazer uma discussão maior sobre isso", explicou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Navarro.

 

Agentes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), do Conselho do Patrimônio Cultural de Unaí e alguns membros da sociedade civil, com interesse no tema, participaram do evento.

 

"A atividade foi também um momento para se fortalecer as ações que envolvem o patrimônio histórico desenvolvidas pela Prefeitura, exercitando o olhar dos participantes para a importância dos registros e da valorização das referências locais, além de refinar as ferramentas de trabalho para o prosseguimento das atividades de diagnóstico e mapeamento cultural elaboradas pela Sectur", escreveu o presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Unaí, César Júnior da Silva.

 

VALORES TRADICIONAIS DOCUMENTADOS

 

Durante a oficina, foram elaborados alguns registros audiovisuais produzidos no município, como o Modo de Fazer Carros de Boi, com o entrevistado Galbino Pereira de Castro ("seu" Preto); a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira, com entrevista do mestre Lucas Adjuto Filho; o Ofício das Raizeiras e Raizeiros do Cerrado, sendo entrevistadas dona Maria Antônia de Sousa e dona Geralda Araújo Costa; o Modo de Fazer Arreios de Couro, com "seu" Orlando Teodoro da Silva; e uma abordagem sobre a trajetória do poeta Ildeu Pereira da Silva.

 

A empresa também repassou à Sectur relatório de levantamentos patrimoniais realizados no território do município.

 

RETORNO EM DINHEIRO

 

De acordo com Luciana Navarro, entre outros benefícios, esses novos registros (sua preservação e proteção) vão significar mais retorno para Unaí em forma de repasse pelo Estado de recursos do ICMS Cultural. Mesmo reconhecendo que Unaí ainda está "aquém" do esperado, a secretária afirmou ter comemorado muito a pontuação do município no último levantamento do circuito.

 

"Os novos registros dos nossos bens imateriais vão praticamente dobrar nossa nota. Vamos passar de 3,9 na projeção para 2022 (que resultou em repasse de R$ 8,8 mil mensais) para 7,7 nas projeções para 2023".

 

A Lei Estadual 18.030/2009 estabelece que, para o repasse dos recursos advindos do Critério do Patrimônio Cultural, os municípios devem comprovar que possuem ações de gestão para a preservação desse patrimônio em seus territórios.



regispatt 0006

regispatt 0007

regispatt 0001

regispatt 0002

regispatt 0003

regispatt 0004





top