Concluída obra do Velório Municipal, que já está funcionando

A Prefeitura de Unaí concluiu a obra do velório municipal erguida no bairro Canaã. O velório público começou a ser construído na administração municipal anterior, mas a obra completa só foi acabada recentemente, e o espaço já se encontra em funcionamento. Para finalizar a construção, a Prefeitura (atual administração) investiu cerca de 100 mil reais. O velório municipal recebeu o nome de João Lemos do Prado, homenagem sugerida pelo vereador Paulo César Rodrigues e acatada pelo plenário da Câmara Municipal.

O prefeito José Gomes Branquinho explica que o Velório Municipal João Lemos do Prado foi projetado e construído durante a administração Delvito Alves, mas a obra "ficou incompleta". Segundo Branquinho, faltava construir calçada, muros e outras melhorias. Sem as medidas de proteção e segurança, explica, o local sofreu depredações e furtos de pia e material de instalação elétrica.

Para concluir a obra, a Prefeitura lançou nova licitação e investiu cerca de 100 mil reais. Já em funcionamento, o espaço recebeu bebedouro, geladeira, fogão, cadeiras. Ventiladores estão sendo instalados.

O espaço não foi inaugurado oficialmente, mas houve dois momentos de bênçãos: o primeiro, há cerca de 60 dias, promovido pelo padre José dos Anjos. E o dessa segunda-feira (6/11), realizado pelo Conselho de Pastores de Igrejas Evangélicas, que também fizeram uma celebração e abençoaram o local.

"Nas duas oportunidades, eu ressaltei a sensibilidade do ex-prefeito Delvito Alves em ter construído o velório. A obra vai beneficiar principalmente pessoas que têm dificuldades de pagar velórios particulares", afirmou Branquinho.

Como usar

Para utilizar o velório público municipal, o cidadão deve requerer o serviço no mesmo local onde solicita o serviço de sepultamento, no escritório da Prefeitura, Rua Vereador João Narciso, 606, no bairro Cachoeira (ao lado da antiga Casemg).

Pessoas que fazem jus ao benefício social (baixa renda) não pagam a taxa de sepultamento, que gira em torno de 30 reais.

Mais informações podem ser obtidas no local ou pelo telefone 3676-9785.

Ônibus do "luto social"

Outra novidade anunciada pelo prefeito Branquinho é a ativação do ônibus do "luto social" que ficará à disposição dos velórios, em deslocamentos para os cemitérios da cidade.

O veículo está sendo destinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) e atenderá principalmente a demandas de quem mora distante dos cemitérios, caso dos bairros Mamoeiro e Santa Clara.

O ônibus do "luto social" pertence à Prefeitura e o motorista é do quadro de servidores do município. O serviço deverá estar disponível dentro de 30 dias.

velooo 0001
O Velório Municipal fica no bairro Canaã, próximo à cerâmica

velooo 0002

velooo 0003