Caminhada alerta contra violência sexual de crianças e adolescentes: CHEGA DE SILÊNCIO! DENUNCIE

O objetivo principal da caminhada é orientar adolescentes sobre como prevenir que a violência ocorra, ou como agir e reagir diante de um caso concreto de violência sexual. E ainda sensibilizar a comunidade para denunciar um caso sabido ou prestes a acontecer. A caminhada da manhã desta terça (14/11) ocorreu nos bairros Mamoeiro/Santa Clara. As denúncias de violência podem ser feitas pelo DISQUE 100 (de direitos humanos do governo federal) ou pelos telefones do Conselho Tutelar de Unaí (3677-4961 e no plantão: 99942-9540 ou 99846-5682). O mote da campanha é "CHEGA DE SILÊNCIO! DENUNCIE". Quem denuncia não precisa se identificar.

A atividade (ou campanha) é consequência do desenvolvimento do projeto Gerações Futuras de enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes em Unaí. Profissionais da rede socioassistencial do município e outros segmentos (saúde, educação, esporte e lazer) que lidam com crianças e adolescentes foram capacitados e estão colocando em prática o aprendido.

A primeira atividade foi uma palestra educativo-informativa, com exibição de vídeo e roda de conversa, envolvendo alunos do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tomaz Pinto da Silva. Em pauta: como prevenir a violência sexual e o que fazer diante de casos de violência, principalmente como ajudar outros adolescentes vulneráveis ou vítimas da violência.

Depois, saíram em caminhada, com participação de alunos da Escola Tomaz Pinto, de profissionais do Cras Mamoeiro, do Creas, do Cras Canaã, dos PSFs Mamoeiro e Canaã, do Centro Socioeducativo, do Poder Judiciário, do Conselho Tutelar, da Mão Amiga e das Secretarias Municipais do Desenvolvimento Social (Semdesc) e de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel).

Atrás de um carro de som, portando cartazes e faixas, a intenção dos caminhantes foi sensibilizar a comunidade para denunciar casos de violência sexual contra o público infanto-juvenil. Panfletos foram distribuídos e cartazes afixados em bares e locais públicos por onde passa muita gente. Nos panfletos e cartazes, a mensagem "Chega de Silencio! – Denuncie.", seguida de números de telefone para a população denunciar.

As denúncias de violência sexual de crianças e adolescentes devem ser feitas pelo DISQUE 100 (Direitos Humanos – Governo Federal) ou nos telefones do Conselho Tutelar de Unaí: 3677-4961 ou plantão (99942-9540 e 99846-5682). A denúncia pode ser anônima e o caso acompanhado pelo denunciante.

As próximas atividades do grupo estão previstas para a manhã de sexta-feira, 24 de novembro, nos bairros Novo Horizonte-Canaã-Cidade Nova-Iuna. Será seguido o mesmo roteiro: mobilização dos profissionais da rede socioassistencial do município, palestra com exibição de vídeo e roda de conversa com adolescentes na escola e, depois, caminhada geral pelo bairro para sensibilização da comunidade.

violemamu 0001
Profissionais e estudantes percorreram ruas do Mamoeiro e Santa Clara

violemamu 0002

violemamu 0003