PMU prepara programação para o 18 de Maio, dia de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Unaí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), está fechando a programação para a campanha do Dia nacional do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 18 de maio, haverá caminhada com blitz educativa, distribuição de material informativo e, durante a semana, exibição de vídeos e rodas de conversa nas escolas. O objetivo central é sensibilizar a sociedade para proteger as crianças e adolescentes, ensiná-los a como se autoproteger (ou formar redes de proteção) contra potenciais agressores e divulgar (para a comunidade) os números de telefone para denúncias, que podem ser anônimas.

Na manhã do dia 18 de maio, está prevista uma caminhada que sairá da sede da Semdesc (rua Calixto Martins de Melo,230). Devem participar servidores de todos os equipamentos da Semdesc e alguns parceiros da Educação e da Saúde. Convites estão sendo expedidos para todas as secretarias municipais, promotoria pública, entidades, clubes de serviço, igrejas e associações.

Durante o percurso (Semdesc – praça São Cristóvão – praça da Matriz), os participantes chamarão atenção da sociedade portando faixas, cartazes e distribuindo réguas e adesivos com informações sobre como fazer para denunciar casos sabidos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na semana do dia 18, grupos de sensibilização estarão nas escolas, exibindo vídeos e promovendo rodas de conversa com os estudantes. A ideia é que as próprias crianças e adolescentes também sejam conscientizados, a fim de prevenir que a violação sexual ocorra. Em caso de violência sexual já consumada, como essas crianças e adolescentes devem agir.

Violência sexual é crime previsto em lei e dá cadeia. O silêncio da sociedade acaba protegendo o criminoso. Se a sociedade sabe e se cala, consente no crime. Por isso, a campanha de 18 de maio, para evitar que a sociedade se cale. E, principalmente, que denuncie quando sabe dos casos de abuso ou exploração sexual. Os agressores são, na maioria das vezes, membros da família ou conhecidos da vítima, o que torna a situação ainda mais dramática.

De acordo com servidoras da Semdesc, esse trabalho de conscientização é feito o ano todo, principalmente por meio de rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ao longo do ano, as escolas também recebem servidores do Creas e dos Cras para falar sobre o tema. Mas o 18 de maio é o "Dia D", quando as ações são intensificadas, e a temática da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes ganha visibilidade social.

Casos sabidos devem ser denunciados no Conselho Tutelar de Unaí (cujo telefone de plantão 24 horas é 99942-9540) ou no Disque 100 do Governo Federal. Durante a ligação, o denunciante não precisa se identificar.

18maio 0001