Projeto Gerações Futuras: começa capacitação da rede de proteção à criança e ao adolescente de Unaí

Começou na tarde desta segunda-feira (17/4), a 1ª Capacitação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Unaí. A capacitação faz parte do projeto Gerações Futuras (Programa Raízes), de iniciativa da CPFL Renováveis (controladora da PCH Mata Velha), com a parceria do Instituto Aliança e o apoio da Prefeitura de Unaí. O evento segue até quinta-feira (20/4), no auditório do Sebrae Unaí.

O objetivo central da capacitação é instrumentalizar profissionais e outros agentes do município para formulação de políticas de prevenção e de enfrentamento às situações de violação de direitos das crianças e dos adolescentes, com especial enfoque para as violências sexuais.

Todos os órgãos públicos e entidades que trabalham com a criança e o adolescente de Unaí foram chamados a participar do evento de estruturação, articulação e integração dos atores que formam a rede de proteção para o segmento-alvo infanto-juvenil, que representa 30% da população unaiense.

O primeiro encontro do projeto Gerações Futuras foi no dia 14 de fevereiro, quando a CPFL Renováveis e o Instituto Aliança apresentaram à rede socioassistencial do município a intenção de desenvolver esse projeto de enfrentamento da violência sexual e ao combate do uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes.

Nesse intervalo de tempo (fevereiro a abril), foi elaborado um Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente. Todos os agentes que fazem parte da rede, atuando como profissionais técnicos, gestores ou conselheiros, além de outras entidades municipais, ajudaram nessa construção.

A síntese do diagnóstico (com os resultados) foi apresentada nesta segunda, e um exemplar do documento foi passado às mãos do prefeito José Gomes Branquinho, que esteve na abertura dos trabalhos.

"Bom isso acontecer no momento em que estamos colocando a casa em ordem", afirmou o prefeito, que disse saber o tamanho do desafio do município, para enfrentar os problemas que envolvem crianças e adolescentes. "Sabemos que isso não requer milhões de reais e que temos de pegar e fazer", sentenciou.

A capacitação foi organizada com base nos resultados desse diagnóstico, que seria validado (pelos presentes) ainda na tarde desta segunda-feira, após leitura e avaliação do documento.

O curso continua até a quinta-feira (20), com diversas abordagens teóricas e práticas. Os participantes serão certificados pela Universidade Federal do Ceará.

diagnostic 0001
O prefeito Branquinho esteve presente à abertura do evento e recebeu o documento que traz o
diagnóstico sobre a situação da criança e do adolescente de Unaí e as propostas para a
capacitação e construção de políticas públicas