CRAS polo 1 oferece palestra “cuidar de quem cuida”, para grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras polo 1), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), oferece pelo menos uma palestra por mês (abordando variados temas) para os grupos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Integrantes do grupo de idosos e do grupo do Programa de Atenção Integral à Família (Paif) puderam conferir na manhã desta quinta-feira (18/7) a palestra "Cuidar de quem cuida", ministrada pela coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Unaí), enfermeira Karita de Oliveira. Unaí possui outros dois Cras – polos Iuna e Mamoeiro –, cada qual promovendo atendimento abrangente no bairro onde está situado e nas regiões vizinhas.

A coordenadora do Cras polo 1, Nair Xavier, explicou que o tema "cuidar de quem cuida" nasceu de uma necessidade observada no comportamento de integrantes dos grupos atendidos. "Nesses atendimentos, ouvimos muitas pessoas dizerem que estavam deprimidas, se sentindo sozinhas, tristes. Aí fizemos contato com a Karita do Caps, para falar sobre o assunto". Os temas das variadas palestras surgem conforme essa necessidade percebida no decorrer dos atendimentos aos grupos.

A palestrante, Karita de Oliveira, disse que sua apresentação foi preparada visando a um público formado em sua maioria por mulheres e idosos, pessoas que geralmente cuidam e têm necessidade de também serem cuidadas. Ela explicou, no entanto, que o assunto seria um pouco diferente da abordagem que costumam fazer no Caps, que cuida de pessoas com transtorno mental grave. "Nossa perspectiva aqui no Cras hoje é voltada para a promoção da saúde com foco na prevenção, nessa palestra não vamos falar de transtorno mental já instalado", afirmou Karita.

Graduada em enfermagem, Karita reconheceu o "cuidar das pessoas" como objeto da sua profissão e de outras, a exemplo das profissionais que atuam nos Cras. A equipe dos Cras é composta por assistentes sociais, psicólogas, pedagogas e agentes sociais. "Cuidar é demonstrar para a pessoa que você está a disposição", pontuou Karita. "Cuidar é da essência do ser humano. Se não fosse o cuidado, a humanidade não sobreviveria", acrescentou.

Ela enfatizou, porém, que as pessoas que cuidam também precisam ser cuidadas. A palestrante evocou a figura da mãe de um dependente químico ou de uma pessoa que precisa cuidar de outra com Alzheimer, por exemplo, ou ainda de pessoas que precisam cuidar de outras doentes ou em situação de vulnerabilidade pessoal ou social. "Agora, Cuida melhor quem é sensível às dificuldades dos outros. Não há como existir sem cuidar e sem ser cuidado", arrematou Karita.

Ainda como parte da programação para este mês, dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, está prevista palestra de profissional de enfermagem do PSF do bairro Cachoeira, que abordará mais um tema relacionado à saúde preventiva e à qualidade de vida. Será na sede do Cras polo 1, quinta-feira, 25 de julho, às 8h30.

CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social são responsáveis pela execução da política social dos governos. É a porta de entrada, ou equipamento de atenção primária, para executar as políticas públicas socioassistenciais . Profissionais dos Cras acompanham famílias em situação de vulnerabilidade e trabalham no fortalecimento dos vínculos familiares.

Para prevenir situações de risco pessoal ou familiar de vulneráveis, os profissionais dos Cras promovem atendimentos utilizando toda a estrutura do equipamento. E um dos atendimentos é a formação e manutenção do Serviço de Convivência, que envolve grupos de adolescentes, de idosos e de atendidos pelo Programa de Atenção Integral à Família. Os atendimentos dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Cras polo 1, ocorrem às quintas-feiras.

Cras Polo 1: Rua Eduardo Rodrigues Barbosa, 180 – Centro (telefone 3677-4960)
Cras Polo 2: Avenida Frei Estêvão, 500 – bairro Iuna (telefone 3677-5090)
Cras Polo 3: Rua Xingu, 307 – bairro Mamoeiro (telefone 3677-5540).

cuidar 0002

cuidar 0001