Crianças e adolescentes serão tema de conferência em Unaí, nos dias 4 e 5 de outubro

As políticas públicas e ações voltadas para a infância e a adolescência unaiense vão ser debatidas nos dias 4 e 5 de outubro, no Uai Vice-Prefeito Hermes Martins Souto. A Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2018 terá como tema central "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências". A conferência é um evento aberto à população, porém conta especialmente com a participação dos técnicos e gestores da rede socioassistencial que atende crianças e adolescentes no município. Durante o evento, os participantes vão avaliar a execução das políticas existentes, verificar o que está funcionando ou não, e propor ações para novos (e antigos) problemas.

A abertura oficial será na quinta-feira, 4 de outubro, às 8h. A palestra condutora dos trabalhos ficará a cargo do assistente social Leonardo Koury Martins, que abordará o tema central da conferência.

No desenvolvimento dos trabalhos, os participantes serão divididos em grupos para discutir os cinco eixos propostos: 1) Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; 2) Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; 3) Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; 4) Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; 5) Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa das crianças e adolescentes.

Dos estudos e avaliações desses grupos surgirão novas propostas de políticas públicas que serão encaminhadas para o Governo Municipal. Desses grupos de estudo também serão indicados os delegados que vão representar Unaí (e as propostas municipais) na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Uma das vagas, inclusive, será preenchida por uma criança ou um adolescente atendido pela rede (CEM, Casas Lares, Mão Amiga, Cras, Creas, Audec, Apae).

Conferências livres

As entidades que fazem parte da rede promoveram, a partir de 14 de setembro, conferências livres (ou as pré-conferência) para tomar conhecimento do tema central e iniciar a discussão sobre os cinco eixos temáticos.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Unaí (CMDCA), Rayane Loara Duarte Pereira, as conferências livres foram "bastante produtivas", principalmente levando-se em conta a participação ativa das crianças e adolescentes.

"As próprias crianças e adolescentes estão debatendo o tema este ano nas conferências livres. Estão falando e também vão falar, na conferência, o que falta para elas nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer. Nas conferências livres, elas já falaram o que querem, o que precisam, o que está faltando", ressaltou Rayane.

Cadastramento prévio

O participante da conferência que quiser se inscrever com antecedência pode procurar a sede da Semdesc (Rua Calixto Martins de Melo, 230, Centro), nos dias 1º, 2 e 3 de outubro (das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30).

Quem preferir, no entanto, pode fazer o cadastro "na hora", momentos antes da abertura oficial do evento, dia 4/10,  entre 7h30 e 8h, no próprio Uai. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3677-4986.

Evento: Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Dias: 4 e 5 de outubro
Local: Uai Vice-Prefeito Hermes Martins Souto (avenida Frei Anselmo, 320, Divineia)
Abertura oficial: 4 de outubro, às 7h30