Dia do Idoso: PMU recebe residentes do Abrigo Frei Anselmo

Os residentes do Abrigo Frei Anselmo tomaram um café diferente na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso. A recepção ao grupo foi na Praça JK, onde puderam lanchar, ouvir música e colocar a prosa em dia. O café da manhã na praça é uma das muitas atividades realizadas durante a 20ª Semana do Idoso celebrada pela instituição. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. A apresentação musical contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

"Isso é o mínimo que podemos fazer. São pessoas que já fizeram muito na vida, por isso temos de ter esse olhar, esse carinho. Elas merecem todo nosso respeito", ressaltou o prefeito José Gomes Branquinho, ao encontrar com os "velhos" conhecidos na Praça JK. O prefeito tem forte ligação afetiva com a Sociedade São Vicente de Paulo, instituição mantenedora do abrigo.

Os residentes do Abrigo Frei Anselmo começaram a manhã do Dia Internacional do Idoso com uma caminhada, com percurso na avenida Governador Valadares, da praça da Matriz até a praça da Prefeitura. O objetivo foi sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. A mensagem do dia é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

Entre as políticas públicas da PMU para os idosos consta o atendimento nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para pessoas em situação de vulnerabilidade: reconstrução de vínculos, grupos de convivência familiar e atividades ocupacionais (como feitura de artesanato).

Já o Creas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, presta assistência à pessoa idosa que já teve os direitos violados, como as que foram vítimas de violência (física, emocional, financeira, entre outros tipos). Uma equipe multiprofissional faz o atendimento.

Cras e Creas são órgãos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. A PMU, por intermédio da Semdesc, repassa R$ 250 mil por ano para o Abrigo Frei Anselmo, em forma de subvenção social, conforme prevê o marco regulatório.

A Prefeitura oferece ainda atividades esportivas, de lazer e de cultura para as pessoas com 60 anos ou mais. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) oferece atividades de hidroginástica e alongamento. E a Secretaria de Cultura e Turismo promove o forró da Melhor Idade, nas noites de sexta-feira. Todas essas ações ocorrem no UAI (antigo Clube do Sesi).

didosoo 0003

maestross 0001