PMU oferece ônibus diário para pacientes de consultas e exames em Brasília

Todos os dias, de segunda a sexta, um ônibus sai de Unaí em demanda de Brasília. Sai da rodoviária, às 4 horas da madrugada. Dentro, pessoas que seguem em busca de consultas, exames e marcação de cirurgias em hospitais brasilienses. Ônibus e motorista são da Prefeitura, que também oferece água e bolacha aos pacientes. O retorno a Unaí é às 16 horas.

Chegando à Brasília (depois das 6h), o ônibus deixa os pacientes no Hospital Materno-Infantil (HMIG), no Hospital Universitário (HUB-UnB), no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e no Hospital de Base. Na volta, pega o pessoal nos mesmos locais onde deixou.

Para viajar, o paciente (ou requerente) deve procurar a Central de Ambulâncias (em frente ao Hospital Municipal) no dia anterior à viagem, para colocar o nome na lista de passageiros. O atendimento na Central começa às 7 horas. O atendimento é por ordem de chegada. O paciente deve levar o pedido de consulta, de exame, juntamente com o documento de identidade. Depois de cadastrado, o requerente recebe um passe que dá direito à viagem. Só pode viajar o paciente cujo nome conste da lista.

O ônibus tem capacidade para transportar até 49 passageiros. No entanto, alguns pacientes necessitam de acompanhantes. Menores de 18 anos e idosos acima de 60 normalmente vão acompanhados. "Para quem necessita de acompanhante, cobramos um laudo médico atestando que a pessoa em tratamento precisa do auxiliar, para não tomar lugar de outros pacientes que têm consultas e exames marcados", explica Sérgio Felipe, que é diretor do setor de Transporte Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde.

Caso o paciente precise ficar em Brasília mais um ou dois dias, deve comunicar à Central de Ambulâncias para remarcar o retorno a Unaí. Além da necessidade de reservar o lugar no ônibus, seu nome e RG precisam constar na lista de passageiros, senão estará impedido de viajar no dia desejado. "O motorista confere nome e documento de cada passageiro. É proibido transportar alguém cujo nome não esteja na lista", adverte Sérgio Felipe.

Para mais informações sobre esse serviço prestado pela Prefeitura de Unaí, procurar a Central de Ambulâncias (Rua Virgílio Justiniano Ribeiro, 1.622 – em frente ao Hospital Municipal), ou ligar 3677 5078.

ambuu 0001
A Central de Ambulâncias fica na rua Virgílio Justiniano Ribeiro, 1.622, em frente ao Hospital Municipal

ambuu 0002
O telefone da central para mais informações é o 3677 5078