Sobrecarga na Farmacinha dificulta a aquisição de “outros” medicamentos

Antes de procurar o medicamento na Farmácia Básica Municipal (farmacinha da Prefeitura) –, a população poderia buscar nas drogarias particulares conveniadas à rede Farmácia Popular, programa do governo federal que oferece remédios de graça ou a preços mínimos. A intenção da Prefeitura é corrigir uma distorção: o cidadão busca na farmacinha municipal (com sobrecarga para a unidade) o que ela encontraria, também de graça, nas drogarias particulares conveniadas. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Unaí, o município está deixando de adquirir medicamentos "diferentes" (porque não sobra dinheiro), para ofertar à população os mesmos medicamentos que ela encontra (gratuitamente) nas drogarias da rede Farmácia Popular. A procura na farmacinha é grande por esses mesmos medicamentos.

A secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, cita o exemplo do Captopril, medicamento anti-hipertensivo. Ele é dispensado pela farmacinha da Prefeitura e pelas drogarias da rede Farmácia Popular. "Se a pessoa fizer o cadastro numa drogaria particular que mantém convênio com a rede Farmácia Popular, ela retira lá, de graça, este e vários outros medicamentos", orienta.

Sustentando o mesmo raciocínio, a coordenadora da farmacinha básica da Prefeitura, Bruna Ribeiro Vieira, argumenta que a redução da procura (na farmacinha) pelos "mesmos remédios" encontrados na rede farmácia popular garantirá as condições para o município adquirir outros medicamentos, também procurados pela população, como é o caso dos "remédios controlados" ou de tarja preta. Entre esses, anticonvulsivantes, antidepressivos e sedativos. E a farmacinha poderia investir mais ainda na aquisição de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos.

Cadastros novos na farmacinha

Para retirar medicamentos pela primeira vez na farmacinha básica, o cidadão precisa levar a receita médica, os documentos pessoais, o cartão do SUS e o comprovante de endereço. O cadastro será feito na hora.

A Secretaria de Saúde de Unaí quer cortar (ou ao menos reduzir) a dispensação de remédios para moradores de outras cidades, a fim de desonerar a farmacinha unaiense. Todos os municípios devem ter sua farmácia básica e ofertar medicamentos aos respectivos moradores. Cidadãos devem buscar o remédio gratuito na cidade onde moram.

A farmacinha da Prefeitura fica na rua Paracatu, 274, Centro. O telefone para mais informações é o 3677-5007.

farmc 0002

farmc 0003