Servidores efetivos da PMU capacitam membros do Conselho Municipal de Saúde

Servidores da Prefeitura de Unaí e uma técnica da Gerência Regional de Saúde apresentaram (e mediaram) quatro módulos de capacitação para 13 membros do Conselho Municipal de Saúde, o CMS. As apresentações, para aprimorar o conhecimento em saúde pública, ocorreram na sala de reuniões do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado (HMU), nos dias 6, 7, 12 e 13 de dezembro. Os apresentadores atuaram voluntariamente.

O primeiro módulo versou sobre "A função do Conselho de Saúde e sua importância para a saúde pública de Unaí", apresentado e moderado por Érica Lima, técnica da GRS.

O segundo módulo foi apresentado e moderado pelo servidor efetivo da Secretaria Municipal de Saúde Luciano José Arantes, que abordou o tema "Estruturação dos serviços públicos de saúde de Unaí".

O servidor municipal efetivo Rony Von dos Reis de Camargos falou - no 3º módulo de capacitação - sobre os recursos financeiros e orçamentários da Secretaria Municipal de Saúde.

O quarto módulo foi apresentado pelo secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, Danilo Bijos. Servidor efetivo da Prefeitura de Unaí, Bijos abordou a temática do orçamento público municipal, com ênfase no orçamento da Secretaria de Saúde.

O Conselho Municipal de Saúde funciona em caráter deliberativo e colegiado. Atua na formulação de políticas públicas de saúde e no controle da execução dessas políticas. Seus membros representam a população unaiense no sistema único de saúde local. Atuam voluntariamente.

São 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, provenientes da representação do governo e das entidades não governamentais (prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do SUS).

A Secretaria de Saúde de Unaí e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais preparam novo ciclo de capacitações para 2018, quando novos conselheiros municipais serão indicados (em janeiro e fevereiro) para compor o CMS nos dois anos subsequentes.

cmss 0003

cmss 0002