HIV/aids: Same realiza mais de 90 testes rápidos em dezembro

Em 1º de dezembro, o mundo celebrou o Dia Mundial de Combate à Aids. Neste dia, o Same (Serviço de Atendimento Médico Especializado) – órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Unaí – realizou ações de orientação e conscientização da população. O objetivo foi sensibilizar as pessoas sobre como, onde e por que fazer o teste para detecção do HIV e chamar a atenção para a necessidade de prevenir a contaminação, que ocorre principalmente nas relações sexuais desprotegidas (sem preservativo). Durante o mês, o Same fez mais de 90 testes rápidos para detecção de HIV. Em 2017, até 21 de dezembro, o Same Unaí havia registrado 36 novos casos de pessoas contaminadas com o vírus da aids.

Como efeito das ações de 1º de dezembro, o dia 4 foi inteiramente dedicado à realização dos testes rápidos de HIV, com livre demanda para a população. Ou seja, testes que a pessoa fazia por iniciativa própria, sem encaminhamento médico.

A testagem rápida para detecção do vírus da aids é oferecido gratuitamente no Centro de Testagem e Acompanhamento do Same. Qualquer pessoa pode procurar o CTA de forma livre e espontânea, sem a necessidade de encaminhamento médico. Os testes ocorrem às terças e sextas-feiras, das 13h às 14h. O Same funciona na Rua Luiz Alves, 700, bairro Cachoeira. O telefone é o 3677-5056.

No CTA do Same, a pessoa que vai fazer o exame recebe informações e orientações de profissionais especializados (de maneira individualizada e sigilosa). Se o resultado der positivo para o HIV, o paciente é acolhido, orientado, aconselhado e acompanhado, também de forma individual e sigilosa.

Uma equipe multidisciplinar composta por médica infectologista, psicóloga, enfermeira, assistente social e referência farmacêutica garante a assistência necessária aos pacientes infectados. Além de acompanhamento e aconselhamento, os pacientes recebem medicamentos antirretrovirais, para controle da carga viral. De segunda a sexta, um farmacêutico dispensa esses medicamentos no Same.

O Serviço de Atendimento Médico Especializado atende Unaí e outros 11 municípios pactuados: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho e Uruana de Minas.

São 180 pacientes (portadores do HIV) cadastrados e atendidos na unidade unaiense. Em 2017, O Same diagnosticou 36 novos casos de contaminação pelo vírus da aids.

A coordenadora do Same, Aliny Elisabete, lembra que é importante as pessoas fazerem o teste de HIV para obter um diagnóstico precoce. "O medo e a recusa de fazer o teste pode ser fatal na vida de uma pessoa que tem o vírus. A aids não tem cura, mas tem controle. Quanto mais cedo detectar o vírus e iniciar o tratamento, melhor para o paciente".

Aliny ressalta, ainda, que a melhor forma de se evitar a contaminação pelo HIV é fazer o sexo protegido e seguro, usando preservativo (camisinha) nas relações sexuais. O Same distribui, gratuitamente, preservativos masculinos e femininos para a população.

samee 0001
O Same (órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Unaí) funciona na Rua Luiz Alves, 700,
bairro Cachoeira. O telefone é o 3677-5056