Risco de dengue: PMU planeja outro grande mutirão de limpeza em março

Em reunião ocorrida no gabinete do prefeito na manhã desta sexta-feira (9/2), definiu-se que será realizado um grande mutirão de limpeza da cidade no mês de março. Equipes da Secretaria de Saúde, com a parceria de todas as outras secretarias municipais, vão percorrer todos os bairros da cidade, imóvel por imóvel, rua por rua. O cronograma com local, dia e horário do mutirão de limpeza será divulgado em veículos de propaganda volante (carro de som), nos meios de comunicação da cidade, no site oficial e nas mídias sociais da Prefeitura de Unaí. A PMU pede o engajamento da população nesta campanha de limpeza.

A medida visa eliminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha. O primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro apontou um alto risco para surto de dengue em Unaí.

A cidade atingiu média acima de 8,4%. O índice aceitável determinado pelos órgãos de saúde é abaixo de 1%. Na região dos bairros Novo Horizonte, Canaã, Iuna e Cidade Nova, o índice atingiu o pico de 10,4%.

O mutirão envolverá todas as secretarias municipais, sob coordenação da Secretaria de Saúde. Nos dias do mutirão de limpeza, máquinas, equipamentos e pessoal da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Secretaria de Agricultura e Serviços Rurais estarão totalmente à disposição.

De acordo com o vice-prefeito Waldir Novais, que comandou a reunião, a determinação do Prefeito José Gomes Branquinho é que a "limpeza seja feita em todas as ruas, de fora para dentro das casas". Ou seja, o mutirão vai começar por ruas, praças e lotes vagos. A população pode – e deve – contribuir, já limpando os quintais dos domicílios e recolhendo o material que possa acumular água.

No fim do ano passado (de setembro a dezembro), 19 homens contratados pela PMU (no final dos trabalhos eram 16) percorreram toda a cidade, limpando casa por casa e conscientizando os moradores para a necessidade de eliminar criadouros do mosquito. Além de limpar – novamente – domicílio por domicílio, o mutirão de março também vai envolver lotes vagos, terrenos baldios e áreas públicas.

lira2 0003

lira2 0001