Saúde faz audiência Pública, na terça (20/3), para prestação de contas à população

A Secretaria Municipal de Saúde promove, na terça-feira (20/3), audiência pública para apresentação de dados e informações referentes ao relatório do 3º quadrimestre e o relatório consolidado da saúde do ano de 2017. A audiência será na Câmara Municipal, às 13h30.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, exibirá dados do relatório consolidado detalhando receitas, despesas, serviços prestados e comparativos de produção. Na sequência, as coordenadoras da Atenção Básica de Saúde e do Hospital Municipal falam sobre a prestação do serviço, abordam problemas enfrentados (e soluções encaminhadas) em 2017 e comentam os desafios para 2018.

Para conhecer parte do material que será apresentado na audiência pública, clique aqui.

Gastos de R$ 62 milhões em 2017

De acordo com o relatório que será apresentado na audiência pública, o gasto total com a saúde pública unaiense em 2017 foi de R$ 62 milhões, contabilizadas aí entradas de recursos diretos da União, do Estado, do Município e de alguns convênios.

Porém, desse total de gastos, coube a Unaí empenhar R$ 47 milhões de recursos próprios na saúde pública. A União (governo federal) entrou com R$ 7,9 milhões e o Estado (governo de Minas), com R$ 4,5 milhões.

Dos R$ 47 milhões que Unaí gastou com a saúde em 2017, a determinação constitucional limitava um aporte mínimo de R$ 21 milhões. Ou seja, o município empenhou mais recursos do que o dobro exigido pela lei.

Folha de pessoal

O relatório demonstra também que somente a folha de pagamento dos servidores da Saúde consumiu R$ 49 milhões do total gasto no setor em 2017. Ou seja, no ano passado, 80% dos recursos da saúde foram para pagamento de pessoal.

O que sobrou foi para custeio: água, luz, telefone, manutenção de ambulâncias, reformas de unidades de saúde, do Hospital Municipal, do Pronto-Atendimento, manutenção de equipamentos, e outras despesas.

Atenção Básica

A Atenção Básica de Saúde é a porta de entrada do SUS. Nas unidades básicas de saúde (postos de saúde ou PSFs), o cidadão resolve 80% dos problemas que o levam a procurar os serviços. A receita da atenção básica, considerada por bloco, foi a maior do sistema em 2017.

Apesar de ser o fundamento primordial do Sistema Único de Saúde e ter a maior receita por bloco, a Atenção Básica unaiense consumiu menos da metade percentual dos valores empenhados nos segmentos de média e alta complexidade (Hospital Municipal e Policlínica).

O setor de média e alta complexidade da saúde unaiense é responsável por atender Unaí e mais 11 municípios da região. O município banca quase que sozinho o alto custo do setor hospitalar e especializado. E a atenção básica, com sua importância primordial para as ações de saúde, não consegue atingir os 100% na área de cobertura do município.

Participação pública

A audiência para apresentação desses e de outros dados, para esclarecer dúvidas e passar informações, é aberta a toda a população.

Servidores, vereadores, conselheiros de saúde, população em geral estão sendo aguardados para discutirem os diversos pontos que interessam à coletividade unaiense.

Mais informações sobre a audiência pública ou sobre os relatórios podem ser obtidas na Secretaria de Saúde (rua Calixto Martins de Melo, 249 - Centro) ou pelo telefone 3677-5049, ramal 213.

saurelat 0001