Saúde promove prestação de contas em audiência pública; órgãos e setores apresentaram números e dados

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde dessa terça-feira (20/3), audiência pública para prestação de contas sobre o 3º quadrimestre de 2017 e o consolidado do ano. Durante o evento, coordenadores dos setores e órgãos da saúde municipal apresentaram números e dados das respectivas áreas (finanças e administração da Sesau, do hospital e pronto-socorro, da farmácia básica, da policlínica, da atenção primária, da atenção psicossocial e do atendimento médico especializado).

A secretária municipal de Saúde, Denise de Oliveira, explicou ainda como será o funcionamento da gestão plena da saúde unaiense, ou gestão dos prestadores, adotada pela Administração Municipal para implantação neste primeiro semestre.

Com a nova modalidade a ser implantada, ressalta Denise, o município deixa o vínculo com a gestão compartilhada com o Estado (governo de Minas). Com isso, haverá avanços e vantagens, tanto do ponto de vista financeiro, porque os recursos (dinheiro) serão repassados diretamente da União (governo federal) para Unaí (sem intermediação do Estado), quanto do aperfeiçoamento administrativo, pois a Saúde se obriga a planejar, controlar, monitorar e fiscalizar tudo o que é feito dentro do sistema.

Outra questão salientada durante a audiência fez menção à cobertura das unidades de saúde e das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Hoje, as ações das equipes de saúde da família cobrem 53% dos domicílios unaienses. A meta do setor de Atenção Básica (porta de entrada do SUS) é estender a cobertura aos 100% dos domicílios, mas isso vai depender da abertura de concurso público, para preenchimento das vagas de profissionais que atuarão nos PSFs.

Coordenadores dos órgãos e setores da saúde municipal também apresentaram números, falaram sobre ações de melhorias e pontuaram objetivos e metas que serão perseguidos pelas gestões setoriais, a fim de promover o avanço na saúde unaiense nos próximos meses e anos.

Os vereadores Alino Coelho, Tião do Rodo, Valdmix Silva e Valdir Porto estiveram presentes e participaram ativamente da audiência pública, fazendo questionamentos e oferecendo sugestões.

audpusa 0001

audpusa 0002