Campanha de vacinação contra sarampo, poliomielite e raiva animal começa nesta terça (31/7)

A campanha para imunizar todas as crianças de 1 a 4 anos de idade começa pela zona rural, nesta terça-feira (31/7), nas regiões de Boqueirãozinho, Quilombo, São João Batista, Ribeirão do Brejo e Capão do Arroz. Todas as regiões (rurais) serão cobertas durante o mês de agosto. Pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação das crianças, para ser atualizado. Na cidade, a campanha de vacinação infantil começa na segunda-feira, 6 de agosto. Confira datas, locais e horários da campanha em banner neste site e nas mídias sociais da Prefeitura de Unaí na internet.

Com a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, o governo pretende reforçar a proteção das crianças (todas devem tomar as doses), já que essas doenças haviam sido erradicadas do Brasil, mas estão sendo reintroduzidas com a chegada de imigrantes, especialmente venezuelanos. Casos de sarampo já foram registrados em alguns estados brasileiros.

A vacinação é a forma mais eficaz de proteção contra essas doenças, segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Adriane Araújo. Ela explica que a erradicação do sarampo e da pólio no Brasil só ocorreu devido a intensas campanhas de vacinação da população.

No entanto, ela revela preocupação com a baixa cobertura vacinal de crianças que está ocorrendo no país, em razão das ofensivas de contrainformação. "Pais, mães e até médicos estão negligenciando e desqualificando medida tão importante. Está mais do que comprovada a eficácia das vacinas. Onde houve vacinação, as doenças foram erradicadas. Nos países sem cobertura vacinal, essas doenças são endêmicas até hoje", ressalta a enfermeira.

Ela explica que o problema é grave em alguns municípios brasileiros, onde os Conselhos Tutelares estão sendo acionados para agir contra pais e mães negligentes. "Em alguns casos, o Conselho Tutelar está ameaçando os pais com a retirada da guarda das crianças. E o Ministério Público está apoiando esta ação. Muitas doenças estão voltando, porque há recusa em proteger os filhos, proteger a família".

Portanto, segundo Adriane, ainda não há nada mais eficaz do que a imunização por meio da vacina, para impedir que o retorno de doenças já erradicadas voltem a tirar o sossego das famílias brasileiras.

Cães e gatos

A raiva animal é uma doença grave e não tem cura, mata. Por isso, todos os anos é realizada a campanha de vacinação. Na zona rural, a vacinação de cães e gatos será feita juntamente com a campanha de vacinação das crianças (no mesmo dia, local e horário). Na cidade, a vacinação dos animais começa no sábado, dia 4 de agosto.

Ver todas as informações das campanhas de vacinação, tanto na cidade como na zona rural, em banner neste site e nas mídias sociais da Prefeitura de Unaí.

Mais informações também podem ser obtidas pelo 3677-5049, ramal 206.

vacsp 0001